Seja bem vindo ao nosso Blog!

Sangramento na gengiva não é normal

Se a sua gengiva sangra toda vez que você passa o fio dental ou escova os dentes, saiba que isso não é normal, viu?! O sangramento na gengiva pode ser gengivite. Essa inflamação na gengiva acontece porque uma película viscosa e incolor de bactérias se formou nos seus dentes e na sua gengiva.

Essa placa é formada quando a higiene bucal não está sendo bem feita. Se diagnosticada no estágio inicial, a doença pode ser facilmente tratada pelo dentista. Isso porque ainda não foram atingidos os ossos e o tecido conjuntivo que mantém os dentes no lugar.

Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para casos mais graves, como a periodontite. Aí, é possível até mesmo perder os dentes. Viu só como pode não ser um simples sangramento na gengiva?!

Sintomas da gengivite

Então, se, além do sagramento, a sua gengiva está mais avermelhada, inchada e sensível, fique atento!

Outro sintoma da doença é a retração da gengiva, o que acaba dando uma aparência mais alongada aos dentes. A gengivite pode, ainda, formar bolsas entre os dentes e a gengiva. Por ali, ficam os restos de comida e a placa, que causam mau hálito. Notou esses sintomas? Então, corra para o dentista!

Como tratar

No consultório odontológico, o dentista vai limpar toda a placa dental, além de fazer raspagens sub e supragengival. Lá, você também pode conversar com ele ou com Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) sobre a maneira ideal de fazer a higiene bucal para não ter sangramento na gengiva de novo.

Não tem segredo! A prevenção continua sendo a melhor forma de evitar a gengivite e outras doenças bucais. Por isso, passe fio dental e escove sempre os dentes depois de todas as refeições; tenha uma alimentação balanceada, com bastante frutas, verduras e legumes; evite fumar e beber em excesso; e vá ao dentista regularmente!

No nosso blog, a gente fala mais sobre gengiva. Você tem sorriso gengival? Pois saiba que não precisa conviver com ele. Leia mais aqui.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​