É difícil encontrar, hoje, quem não tenha Facebook, não é?! Por isso, cada vez mais, os consultórios odontológicos e outras empresas têm apostado nele para fazer marketing digital. Por meio do marketing no Facebook, é possível – além de atrair novos clientes e fidelizar os atuais, aumentar a visibilidade do negócio e divulgar a marca.
Mas é preciso dedicação e bom senso, viu?! Na rotina do consultório odontológico, o próprio Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode ajudar no gerenciamento da rede social. Se você é ASB e não sabe nem por onde começar, veja as 10 dicas práticas de marketing no Facebook que nós separamos para te ajudar na tarefa:
1. Crie uma página para o consultório odontológico em vez de um perfil: o perfil foca no uso pessoal e não tem, diferentemente da página, todas as ferramentas necessárias para promover o seu negócio.
2. Complete todas as informações da página: não deixe de preencher os dados para contato; de informar o horário de funcionamento; de apresentar os produtos e os serviços; e de colocar outras informações relevantes.
3. Tenha fotos de perfil e de capa atraentes: em um primeiro momento, elas são as responsáveis por chamar a atenção do internauta. Atualize a foto de capa com frequência; assim, você dá a impressão de que a página é sempre renovada.
4. Tenha uma URL personalizada: a URL é o endereço do link; é sempre importante ter uma personalizada. Na seção “Sobre”, coloque o nome do consultório odontológico no item “Nome de usuário”.
5. Abuse dos vídeos: vídeos chamam a atenção no Facebook. Por isso, compartilhe links do Youtube, poste as gravações diretamente na rede social ou faça transmissões ao vivo.
6. Capriche nas legendas: aposte em legendas criativas (sem esquecer do bom senso, sempre) e evite blocos muito grandes de texto.
7. Responda comentários e mensagens rapidamente: isso mostra que o consultório odontológico está preocupado em atender os seus clientes.
8. Mostre os bastidores: Sabe o paciente que começou a ir ao consultório ainda criança e, hoje, mais velho, ainda continua sendo atendido? É um exemplo de história de bastidor que pode ser bacana de compartilhar no Facebook.
9. Tenha cuidado com o que posta: muitos consultórios odontológicos usam a rede social para mostrar fotos de “Antes e Depois” de pacientes. Essa prática é antiética e proibida por órgãos da Odontologia.
10. Fique atento à frequência das publicações: postar pouco pode parecer que a página está abandonada e publicar em excesso pode cansar os seguidores. Mais uma vez, vale o bom senso!
Gostou das nossas dicas de como o ASB pode ajudar com o marketing no Facebook? No nosso blog, tem outras sobre como esse profissional pode encantar os clientes do consultório.