Seja bem vindo ao nosso Blog!

Quais as atribuições do ASB na Estratégia de Saúde da Família?

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma ação do governo federal que busca promover a qualidade de vida da população brasileira. E é claro, que, para isso, não pode faltar o atendimento odontológico. Mas, na rede pública de saúde, qual é exatamente o papel do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)? O trabalho é o mesmo do realizado em um consultório? Nós respondemos neste post.

O ASB na Estratégia de Saúde da Família

Segundo o Ministério da Saúde, o auxiliar de dentista trabalha, em especial, em ações de promoção e de prevenção em saúde bucal que beneficiem não só o paciente, mas também a família dele. É esse profissional quem auxilia e instrumenta o cirurgião-dentista ao longo das intervenções clínica também.

Além do mais, o Auxiliar de Saúde Bucal é o responsável pela limpeza, assepsia, antissepsia, desinfecção e esterilização dos materiais e equipamentos odontológicos.

Na Estratégia de Saúde da Família, o ASB também aplica as medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos e de resíduos odontológicos.

Esse profissional ainda processa filme radiográfico, seleciona moldeiras, prepara modelos em gesso e manipula materiais de uso odontológico, assim como participa de levantamentos e de estudos epidemiológicos.

Ainda de acordo com a União, além de todas as tarefas já citadas acima, o auxiliar de dentista organiza a agenda e gerencia os insumos necessários para o funcionamento da clínica.

Por fim, mas não menos importante, o ASB acompanha, apoia e desenvolve atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da Estratégia de Saúde da Família. O objetivo é aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.

Mais no Blog Curso ASB

Ficou interessado no trabalho desse profissional na rede pública? Então, não deixe de acessar o nosso blog para conferir quais concursos públicos estão com inscrições abertas! Por lá, também tem mais posts sobre o trabalho do Auxiliar em Saúde Bucal. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​