Que a higiene bucal básica é indispensável, ninguém há de discordar. Mas a limpeza no dentista também tem a sua importância. No post desta sexta-feira, entenda o porquê esse procedimento, chamado de profilaxia dental, é tão essencial para manter um sorriso bonito e saudável.
Limpeza diária x limpeza no dentista
A limpeza no dentista garante a remoção de manchas dos dentes que vêm dos alimentos, das bebidas e do cigarro. Ela também remove o tártaro – uma camada dura, de cor amarelada ou amarronzada, que se forma próximo à gengiva e pode até mesmo amolecer os dentes.
O processo de profilaxia dental envolve, além de retirada do cálculo dental, o alisamento radicular (raspagem cuidadosa da raiz) e a aplicação de flúor, Ainda durante a limpeza, o dentista ensina técnicas de higienização bucal, especialmente nos lugares que acumulam mais placa bacteriana e que, por consequência, exigem um pouco mais de atenção.
Além do mais, a ir ao consultório odontológico pelo menos duas vezes por ano pode prevenir o surgimento de doenças bucais, como a periodontite. Também é possível diagnosticar e tratar, de forma rápida, a erosão dentária e outros problemas.
Mas, atenção! A profilaxia dental não exclui a necessidade da higiene bucal diária. Se ela não for bem feita, especialmente depois de nos alimentarmos, cáries e outras doenças na gengiva, como a gengivite, podem surgir. Então, veja, abaixo, quais são os principais cuidados que você deve tomar:
- Escove os dentes depois de comer, especialmente à noite. Opte por uma escova de cerdas macias;
- Deixe a preguiça de lado e passe o fio dental pelo menos uma vez por dia;
- Use enxaguante bucal – de preferência, um sem álcool;
- Adote uma dieta saudável, com muitas frutas, legumes e verduras;
- Evite fumar e beber excessivamente;
- Visite o seu dentista regularmente e siga todas as orientações dele.
Mais no Blog Curso ASB
Curtiu este post?! Então, acesse o nosso blog para conferir mais publicações sobre saúde bucal. Até mais.