Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que é ser Auxiliar em Saúde Bucal? Veja as principais responsabilidades

 

O que é ser Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)? Ser ASB é dedicar-se, todos os dias, para o perfeito funcionamento do consultório odontológico, privado ou público. É empenhar-se ao máximo para oferecer a melhor experiência para os pacientes. É assistir o dentista da primeira à última consulta.

É difícil definir em palavras importância do auxiliar de dentista! Porém, encontramos uma forma: falando das atividades que ele desempenha no dia a dia. Conhecendo um pouco da rotina desse profissional, fica mais simples entender o grande valor que ele tem.

Como é ser Auxiliar em Saúde Bucal

O ASB acolhe e prepara o paciente assim que ele chega, coletando um breve histórico para que o dentista saiba o que o espera. É o momento que o profissional tem para ouvir os medos e as dúvidas de cada um.

As necessidades de quem procura um tratamento para cárie são diferentes das do paciente que pretende fazer um clareamento dental, por exemplo. E essas especificidades podem ser facilmente descobertas em um bate-papo entre o auxiliar de dentista e o paciente.

Toda essa preparação antes da consulta otimiza o tempo do dentista, além de deixar o atendimento mais humanizado.

O Auxiliar em Saúde Bucal também tem papel fundamental durante a consulta. Ele auxilia e instrumenta o dentista nas intervenções clínicas;  ajuda o paciente com as atividades de higiene bucal; e também manipula materiais de uso odontológico sempre que necessário.

E engana-se quem pensa que o trabalho do auxiliar de dentista termina ao fim da consulta. Entre um paciente e outro, é hora de ajudar na gestão do consultório.

Organizar os arquivos dos pacientes, por exemplo, é uma das tarefas que cabe ao ASB, assim como manter os dados atualizados para simplificar o trabalho do dentista.

Depois da consulta, o profissional ainda cumpre medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos usados na consulta evitar infecções na clínica. É fundamental minimizar os riscos de contaminação do paciente e dos colegas de trabalho!

Mais sobre ser ASB

Viu só como ser Auxiliar em Saúde Bucal é importante? E se você ficou interessado na profissão, temos um convite: que tal fazer o nosso Curso ASB? Tem mais informações sobre a formação no nosso blog. Esperamos você!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​