Seja bem vindo ao nosso Blog!

Até quando usar a contenção fixa? Saiba neste post

 

Se você já usou aparelho fixo, sabe bem do que nós estamos falando. Se, por outro lado, não tem ideia do que se trata, a gente explica! Contenção fixa é o fio colado atrás dos dentes da frente – normalmente, na arcada dentária inferior – depois do o tratamento ortodôntico.

Tudo sobre contenção fixa

O objetivo é manter os dentes na posição alcançada depois que eles foram movimentador. Afinal, sempre existe uma chance de novamente haver o entortamento após a retirada do aparelho fixo. A regressão é chamada de “recidiva”.

A contenção fixa é colocada, principalmente, nos casos em que os dentes eram bastante tortos antes do tratamento ortodôntico. Também é indicada quando há grandes chances de eles recidivarem. E, respondendo à questão do título deste post, para que o seu sorriso continue alinhado, não há data para tirá-la.

Bem, de acordo com os dentistas, o que se deve ter em mente diante da não remoção é: a higienização dos dentes que abrigam a contenção fixa deve ser muito, mais muito bem-feita. Isso porque a região fica mais propícia para o acúmulo de tártaro.


A forma de higienizar muda e você precisar, basicamente, do mesmo kit que usava quando estava com o aparelho fixo: um passa-fio e uma escova interdental. Ainda tem dúvidas? Converse com o seu ortodontista e peça orientações a ele sobre como fazer a higienização. Dessa forma, você fica longe de problemas bucais como a gengivite.

E, uma última dica: fique atento para que a contenção fixa não descole. Nós temos certeza que você não quer perder o tratamento ortodôntico e o resultado que conseguiu através dele…

Mais no Blog Curso ASB

Este post foi útil para você? Conte para a gente nos comentários. Para mais posts sobre saúde bucal e ortodontia, acesse o nosso blog. Esperamos a sua visita. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​