Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como a higiene bucal pode ajudar a combater o Coronavírus?

Em meio a pandemia de Covid-19, são muitas as indicações de cuidados que devemos ter ao chegar em casa, manipular objetos, sair de casa, fazer a higiene pessoal… E a atenção com a higiene da boca, mãos, olhos e nariz é prioritária.

A higiene bucal é super importante sempre, afinal, a boca é porta de entrada para muitas doenças – inclusive o Coronavírus. 

Vamos aos cuidados* com a higiene bucal que ajudam a combater o Coronavírus:

  • A higiene das mãos deve ser feita sempre antes de fazer a higiene bucal, evitando que os materiais de higiene e a própria boca sejam contaminados.
  • Mantenha seus itens de higiene bucal bem limpinhos. De preferência, separados dos itens de seus familiares. Para isso, os higienize com álcool 70 ou água e sabão. No caso da escova de dente, limpe bem o cabo. 
  • Escove bem os dentes. Uma higienização correta dos dentes e da língua ajuda a expulsar os germes e os vírus. Tenha atenção especial aos dentes molares, próximos a faringe, porque ali é a entrada para o sistema respiratório que pode ter sua condição agravada se tiver contato com o Coronavírus.
  • Troque regularmente a escova de dentes. Se você ou um familiar teve contato com o Coronavírus, ela tem que ser trocada imediatamente. O mesmo deve acontecer sempre que alguém estiver com alguma infecção, isso ajuda a não promover recontaminação. 
  • Desinfecte seus itens de higiene bucal diariamente. A escova de dentes deve ficar imersa em uma solução com água e enxaguante bucal que tem que ser trocada todos os dias. Claro, cada escova dental em um recipiente diferente, nada de misturar as escovas! 

É importante lembrar que esses cuidados devem ser redobrados neste momento, mas é necessário mantê-los para o resto da vida. 

*Dados: Universidade Estadual de São Paulo.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​