Seja bem vindo ao nosso Blog!

Minha gengiva está inchada: o que devo fazer?

Todo mundo já machucou a boca comendo um alimento mais duro ou com fiapos, né? Aí a gengiva sangra, a gente sente dor, mas logo passa… Mas, algumas situações fazem a nossa gengiva inchar e sangrar e não estão aliadas à comidas. Você sabe quais são? Contamos neste texto.

Como identificar se a gengiva está inchada?

A gengiva em seu estado normal tem uma coloração rosada. Quando está inchada, normalmente apresenta uma coloração mais avermelhada. O local também pode apresentar: flacidez, dor ao comer, sangramento durante a escovação ou durante o sono, mau hálito, gosto ruim ou diferente do habitual na boca e presença de pus. 

Quais são as causas para a gengiva inchada?

A causa mais comum é a gengivite. Ela normalmente acontece pela má escovação ou ausência de bons hábitos de higiene bucal, quando o paciente não usa o fio dental ou faz escovação de forma incorreta. Há outras causas também para a inflamação: uso de aparelho ortodôntico, próteses mal adaptadas, alterações hormonais, medicamentos, infecções virais ou fúngicas, leucemia ou até mesmo genética. 

Como tratar o problema? 

Sempre que houver alguma mudança na área bucal, é preciso imediatamente buscar o dentista. Ele vai avaliar o problema e sugerir a melhor forma de tratar. É importante lembrar que algumas doenças bucais podem evoluir, levando bactérias para a corrente sanguínea e afetar outros órgãos. 

Saiba como agir no dentista em tempos de pandemia.

Como evitar o problema?

Evite automedicação, principalmente de anti-inflamatórios e antibióticos. Escove os dentes ao menos três vezes ao dia. Não esqueça do fio dental e opte por escovas macias – trocando-as regularmente. Alimente-se corretamente e dê preferência para vegetais, peixes e frutas. E claro, vá ao dentista regularmente. 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​