Seja bem vindo ao nosso Blog!

As curiosidades mais bizarras sobre a saúde bucal ao longo da história

Bochechos com xixi? Beijo ajuda na limpeza dos dentes? A escovação já foi um ato político? Veja as curiosidades mais bizarras sobre a saúde bucal ao longo da história: 

Bochechos com xixi

Considerado o pai da odontologia mundial, o médico francês Pierre Fauchard, que atuou do final do século XVII e início do século XVIII, indicava aos pacientes que fizessem bochechos com urina para evitar cáries e outras doenças bucais. 

Que dentão! 

Em 2011, um brasileiro conquistou um recorde no Guiness Book com o maior dente humano do mundo: seu incisivo tem 5,2 cm! 

Nada de ter medo 

A rainha Isabel I, da Inglaterra, tinha o hábito de comer muitas sobremesas e por isso, seus dentes ficaram pretos! E mesmo que sentisse muita dor, ela tinha bastante medo de procedimentos cirúrgicos e se recusava a tratar a doença. Para ajudar a monarca, o bispo John Aylmer passou por uma cirurgia de extração de dente e provar para a rainha que não doía tanto assim. Qual amigo faria isso por você? 

Escovar os dentes pra provar ser melhor

A escovação dos dentes já foi um ato político. Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos incluíram em suas propagandas oficiais que escovar os dentes os faziam superiores aos bolcheviques. A União Soviética, no entanto, fazia a mesma propaganda… 

Mande este recado para o crush

Os beijos ajudam a limpar os dentes, porque estimulam as glândulas salivares e aumentam a salivação. Mas claro, é importante que os dois estejam com a saúde bucal em dia, hein? 

Primeira escova de dente

A escova de dentes mais antiga, que se tem notícias, foi encontrada em uma tumba egípcia de 3000 a.C. As cáries mais antigas também foram encontradas em ossadas do Egito Antigo. 

Conhece alguma curiosidade sobre a história da odontologia? Conta pra gente nos comentários!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​