Só quem foi uma criança dos anos 90’ e 00’ sabe o pavor que esta imagem transmite:
Mas será que os doces fazem tão mal assim aos dentes? Vamos explicar a questão.
É muito importante ter sempre atenção à saúde bucal, escovar os dentes após as refeições, ao dormir e ao acordar. Passar fio dental todos os dias. E visitar regularmente o dentista. Tudo isso já pode evitar problemas nos dentes.
Os doces são vistos como os vilões dos consultórios de dentista, mas não é bem assim. Eles até podem estar relacionados à doenças como cáries e periodontite (inflamação gengival). Se você tiver uma dieta com excesso de doces e somar isso a uma escovação mal feita, provavelmente terá problemas a longo prazo relacionados à saúde bucal.
Claro, é muito difícil resistir a um docinho, né? Por isso, sugerimos que você fique atenta e evite as opções que são mais pegajosas. Elas podem contribuir para a formação de placa bacteriana. E também, fazer a higienização da boca (com escovação, fio dental e bochecho) após o consumo dos doces.
Para quem tem aparelho ortodôntico
Quem usa aparelho, deve ser sempre vigilante com a saúde bucal. Evitar doces mais duros e pegajosos, porque podem prender e até mesmo quebrar o aparelho. Depois do consumo, priorizar as escovas interdental e o unitufo.