Seja bem vindo ao nosso Blog!

Carvão ativado clareia os dentes?

 

Este é um daqueles assuntos que deixam qualquer dentista de cabelo em pé: o uso do carvão ativado para clarear os dentes. No Instagram, muitas celebridades fazem publicidade de produtos à base de carvão ativado que prometem um clareamento dental rápido e barato. E afinal: carvão ativado clareia os dentes? 

Qual é a promessa?

As empresas que têm produtos à base de carvão ativado prometem clareamento em até duas semanas. Para isso, o consumidor deve usar o produto todos os dias, ao menos duas vezes ao dia. 

O carvão ativado tem propriedades que removem impurezas do organismo. Isso acontece, porque o carbono presente no carvão tem alta porosidade. Na indústria cosmética, ele também é usado em produtos para pele e cabelo. 

Carvão ativado clareia os dentes?

Não há nenhuma evidência científica ou pesquisa em andamento que comprove esse benefício pelo carvão ativado. Em entrevista à Veja Saúde, o odontologista Mario Sergio Giorgi, presidente da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), afirmou que também não há testes que confirmem que o carvão ativado clareie os dentes. 

O que o carvão ativado faz é minimizar manchas superficiais no esmalte dentário, mas é algo temporário e que não caracteriza o clareamento. 

Há malefícios no uso do carvão ativado para clarear os dentes?

Sim, vários. A substância pode causar

  • Alergias
  • Lesões, inflamações e escurecimento gengival
  • Pigmentação de restaurações estéticas 
  • Desgaste no esmalte dentário 

O que fazer?

Se você já usa o carvão ativado, é melhor suspender o uso e procurar seu dentista para fazer uma avaliação dos danos. Se você quer clarear os dentes, também é importante procurar um dentista para decidirem juntos qual a melhor forma – profissional e segura – de fazer o clareamento.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​