Seja bem vindo ao nosso Blog!

Métodos de estudo para você não perder nenhum conteúdo

Estudar em casa é um desafio, há distrações, mudança no método de estudo e a necessidade de uma organização diferente. Mas também pode ser muito bom, a gente já deu várias dicas sobre como aproveitar melhor um curso on-line. E hoje, trouxemos alguns métodos de estudo para melhorar o seu dia a dia e você ter os melhores resultados.
  • Estudo intercalado

Este método de estudo é pra quem tem bastante matéria ou pouco tempo pra estudar. Escolha as matérias que precisa reforçar o conteúdo, então, separe o tempo total que tem para estudar. Após isso, divida o tempo pelo número de matérias e escolha os temas mais importantes de cada uma delas para estudar. Para esse método ficar ainda mais forte, tente separar em cada dia de estudo as matérias que se parecem mais. Assim o assunto rende melhor. 

  • Método Pomodoro

Esse é pra quem se distrai facilmente ou procrastina muuuuito. A ideia do método Pomodoro é destinar uma parte do tempo para descanso, assim, o estudante rende melhor. O mais convencional é: 25 minutos de foco total e cinco minutos de descanso. O ideal é colocar um alarme para contar o tempo e usar o tempo de descanso como preferir. Você vai perceber os resultados logo nas primeiras vezes. 

  • Autoexplicação

Há várias pessoas que aprendem melhor ouvindo, se você é uma delas, a autoexplicação vai te ajudar! Pegue seu material de estudo, leia em voz alta e depois, também em voz alta, faça uma explicação para si sobre o conteúdo que leu. Se tiver dúvidas, também a fale em voz alta e ao encontrar a resposta, repita a dúvida em voz alta e a resposta em voz alta. Isso ajudará a fixar melhor o assunto. 

  • Mapa mental

Para quem tem uma boa memória visual, o mapa mental é excelente! Ao criar conexões entre o tema estudado, o estudante consegue ter uma ampla visão sobre o assunto e aprende melhor. Isso também ajuda a organizar os assuntos e perceber se ainda há dúvidas ou precisa estudar mais sobre um assunto. Para fazer on-line, acesse: https://cmap.ihmc.us/cmaptools/

  • Resumos

Se aprende melhor escrevendo, coloque tudo o que sabe sobre os assuntos em um papel. Mas tente não fazer apenas tópicos, coloque em textos completos e ao fim, anote todas as dúvidas. Se conseguir, anote também as respostas para as dúvidas. Você pode compartilhar os resumos com os colegas, em tempos de pandemia, esse método substitui as reuniões para estudar. 


Sofre para tirar as dúvidas no curso on-line? No Curso ASB, todos os alunos têm tutores à disposição para ajudar com dúvidas e exemplos. Não fique para trás, faça a sua matrícula já: http://cursoasb.com.br/

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​