Alimentos maus para os dentes
- Café: a segunda bebida mais consumida no Brasil pode ser um risco aos dentes. Por dois motivos: o primeiro é a cor, a longo prazo, pode escurecer os dentes, levando o paciente a precisar de um claramente. O segundo, é se consumi-lo com açúcar, o ingrediente pode causar placas bacterianas e cáries.
- Bebidas alcoólicas: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode inibir a produção de saliva, trazendo a sensação de sede e boca seca. Se a bebida por vinho, a pigmentação também pode prejudicar os dentes, assim como o café.
- Refrigerantes: a presença excessiva de açúcar na bebida pode causar cáries e placas bacterianas. Mas isso não é algo exclusivamente dos refrigerantes, sucos de pacote e de caixinha também pode causar o mesmo dano. Quando pigmentados, também podem escurecer ou manchar os dentes.
- Doces: já conhecido dos pacientes, os doces fazem mal aos dentes. Os principais motivos é o surgimento de cáries e também, o desgaste na esmaltação do dente por causa dos ácidos presentes nas guloseimas.
- Frutas ácidas: frutas muito ácidas como abacaxi, limão ou laranja podem trazer problemas à saúde bucal. Um dos danos mais comuns é o surgimento de aftas, erupções cutâneas na boca, por causa do excesso de ácido. Outro problema é o desgaste no esmalte dos dentes.
- Alimentos em conserva: por conterem muito vinagre para gerar a conservação, os alimentos em conserva oferecem os mesmos riscos que as frutas ácidas.
- Frutas secas: a taxa de água nestes alimentos é baixa e portanto, grudam com mais facilidade nos dentes. Se não houver uma escovação correta, podem gerar cáries e desgastes.
- Chá: assim como o café, ele também pode manchar os dentes. Se consumido com açúcar, pode gerar cáries.
Alimentos bons para os dentes:
- Leite: a principal fonte de cálcio é essencial para os dentes. Consumir desde pequenininho, pode melhorar o desenvolvimento dos dentes e também os protege de substâncias ácidas.
- Água: a famosa “fonte de vida” é boa para tudo, né? Consumir o recomendado diariamente ajuda na produção de saliva, mantém a boca hidratada e ajuda a eliminar os restos de alimentos.
- Pepino: o vegetal tem bastante água e por isso, também ajuda a eliminar os restos de alimentos. Também melhora a produção de saliva.
- Peixes: sardinha, salmão,atum e outros peixes fazem bem aos dentes. Isso porque eles têm bastante vitamina D, que ajuda na absorção de cálcio e deixam os dentes mais fortes.
- Queijo: são ricos em cálcio e ajudam no desenvolvimento do dente. Também possuem uma gordura boa, que protege a esmaltação do dente.
- Castanha do Pará: a castanha cria uma proteção para o dente, isso faz com que as bactérias tenham menos poder ao causar danos nos dentes. O produto é bem visto pelos profissionais da odontologia, que já colocam o óleo da castanha em produtos bucais para testar a eficiência.
Importante lembrar
Consulte sempre o dentista para se certificar que sua dieta está adequada para melhorar a sua saúde bucal. E também o consumo exagerado ou o corte completo de um alimento pode gerar danos para a saúde. Não deixe de consultar um médico.