Seja bem vindo ao nosso Blog!

3 razões – entre muitas – para ter um ASB no consultório

O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é o braço direito do dentista: auxilia do início ao fim da consulta. E, quando o paciente não está, também cumpre tarefas importantes para que o ambiente de trabalho esteja sempre em ordem. Ainda não se convenceu do porquê ter um ASB no consultório?

Então, continue lendo! Neste post, listamos 3 motivos para você, dentista, já contratar um Auxiliar em Saúde Bucal e oferecer um atendimento melhor ainda para os seus pacientes.

Afinal, por que ter um ASB no consultório?

Otimização do tempo do dentista

O Auxiliar de Saúde Bucal acolhe e prepara quem chega. Ele coleta um breve histórico e, assim, explica ao dentista o que o espera. O ASB ainda é quem ouve os medos e anota as dúvidas do paciente.

As necessidades, por exemplo, de quem procura um tratamento de canal são diferentes das do paciente que pretende fazer um clareamento dental. E esses detalhes podem ser facilmente descobertos em um bate-papo entre o ASB e o paciente!

Toda essa preparação antes da consulta otimiza o tempo do dentista, além de deixar o atendimento mais humanizado.

Auxílio durante os atendimentos 

O Auxiliar em Saúde Bucal também ajuda o dentista ao longo da consulta. Ele, por exemplo, pode fazer o molde da arcada dentária do paciente e também instrumentar o dentista nas intervenções cirúrgicas.

É também esse profissional quem assiste o paciente com atividades de higiene bucal e cuidados do pós-operatório.

Consultório organizado e bem-gerido

O trabalho do Auxiliar em Saúde Bucal não termina quando a consulta acaba! Depois que o paciente vai embora, é hora de ajudar na gestão do consultório.

O ASB pode organizar os arquivos dos pacientes. Manter os dados deles em dia colabora na administração do consultório e também facilita o trabalho do dentista.

Depois da consulta, o Auxiliar em Saúde Bucal fica responsável também pelas medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos usados na consulta.

Por fim, o Auxiliar de Saúde Bucal também cuida de ações para evitar infecções no consultório. Tudo para minimizar os riscos de contaminação do paciente e de quem trabalha no loca, especialmente neste período de pandemia.

Trabalho importantíssimo, né?!

Mais sobre a profissão de ASB

E aí, convencemos você com esses 3 motivos para contratar um ASB?

Se você não é dentista, mas está pensando em investir em um curso para Auxiliar em Saúde Bucal, esperamos que esse post também tenha sido convincente sobre a importância da profissão para o consultório.

Se você quer saber ainda mais sobre o dia a dia do ASB não deixe de acessar o nosso blog! Até a próxima.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​