Seja bem vindo ao nosso Blog!

Tudo o que uma ASB faz no consultório odontológico

Tudo o que uma ASB faz no consultório odontológico

Depois de regulamentada, em dezembro de 2008, a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) ganhou ainda mais relevância no Brasil. Com a importância do cargo, cresceu também a busca por qualificação profissional na área. O Curso ASB, por exemplo, já formou milhares de auxiliares de dentista. Se você quer saber mais sobre a profissão, este post é para você. Nele, entenda melhor o que uma ASB faz no consultório odontológico.

O que uma ASB faz…

A auxiliar de dentista faz ações de promoção e de prevenção em saúde bucal. Realiza, ainda, a limpeza, a assepsia, a desinfecção e a esterilização de instrumentos e equipamentos do consultório odontológico.

A ASB também aplica as medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos e resíduos odontológicos. Além do mais, auxilia e instrumenta o dentista em intervenções clínicas.

A Auxiliar em Saúde Bucal ainda processa filme radiográfico, seleciona moldeiras, prepara modelos em gesso e manipula materiais de uso odontológico. Participa de levantamentos e de estudos epidemiológicos também.

… e o que ela não faz

A auxiliar de dentista não exerce a atividade de forma autônoma. Ele atua junto de um dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal (TSB).

A ASB também não comanda, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados na lei que regulamenta a profissão. Por exemplo: colocar aparelho ortodôntico, remover suturas, fazer clareamento dental…

A Auxiliar em Saúde Bucal também não faz propaganda de seus serviços, seja nas redes sociais ou em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.

Ainda ficou com dúvidas sobre o que faz uma ASB? Então, a dica é ler atentamente o Manual do ASB, que costuma ser disponibilizado pelos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs). Veja o do CRO-PR aqui.

Mais no Blog Curso ASB

Para mais posts sobre a profissão de auxiliar de dentista, acesse o nosso blog! Até a próxima.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​