O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e o Técnico em Saúde Bucal (TSB) são dois profissionais essenciais para o funcionamento de consultórios e clínicas odontológicos. Muita gente, porém, acha que ASB e TSB têm o mesmo papel. Errado! Para saber as principais diferenças entre os dois cargos, continue lendo este post.
ASB e TSB: semelhanças e diferenças
Os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal e de Técnico de Saúde Bucal oferecem uma formação mais rápida e econômica para quem sonha em ingressar na Odontologia.
As duas carreiras exigem registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Apesar dessa e de outras semelhanças, as duas profissões não são equivalentes. Uma das diferenças entre ASB e TSB é a rotina diária.
As responsabilidades do Auxiliar de Saúde Bucal giram mais em torno da preparação. É ele quem separa e higieniza os materiais empregados nos procedimentos. Também é função dele limpar ou descartar o que foi usado. O ASB ainda recebe os pacientes e organiza os documentos deles, como a ficha de atendimento e o histórico.
Já o TSB é o responsável por pequenos procedimentos no próprio paciente, como aplicar o flúor para limpeza dentária ou remover uma sutura. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária.
O salário também é diferente. Normalmente, um Técnico em Saúde Bucal ganha um pouco mais do que um Auxiliar em Saúde Bucal. Isso porque a formação do TSB é mais extensa e as atividades envolvem mais risco biológico e de contaminação. Além disso, a carga horária é maior.
ASB pode atuar como TSB e vice-e-versa?
No Brasil, o Auxiliar em Saúde Bucal pode, sim, trabalhar como Técnico em Saúde Bucal, mas desde que faça o curso específico! O mesmo vale para o TSB. Ele precisa ter a formação necessária para trabalhar como ASB. Em resumo, em ambos os casos, um diploma só não vale para as duas funções!
Mais no Blog Curso ASB
Ficou curioso para saber mais sobre as duas profissões? Então, acesse o nosso blog. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que nós tentaremos ajudar. Até a próxima!