Seja bem vindo ao nosso Blog!

Qual o papel do instrumentador? Saiba neste post

Qual o papel do instrumentador? Saiba neste post

A resposta para a pergunta do título parece óbvia. Ora, o papel do instrumentador é instrumentar o dentista. Também! Mas esse não é a única função do Instrumentador Cirúrgico em Odontologia (ICO). Ele tem outras tarefas tão importantes quanto essa para garantir a total segurança de um procedimento. Nesta post, descubra quais são elas.

O papel do Instrumentador Cirúrgico em Odontologia (ICO)

A paramentação dele mesmo e dos colegas faz parte das tarefas do ICO nos momentos que antecedem a intervenção no paciente. Todos da equipe devem vestir o avental, as luvas, o gorro e os óculos – os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O uso deles evita, principalmente, que aconteça uma contaminação cruzada no consultório odontológico.

Ao longo da consulta, o instrumentador também dos materiais que devem ser usados pelo dentista. Depois de separá-los, os objetos são colocados na mesa cirúrgica, que é dividida em quatros quadrantes. Eles representam as etapas da cirurgia: exérese, diérese, hemostasia e síntese.

A montagem, geralmente, é feita com base na ordem do que é utilizado pelo dentista. O ICO, porém, deve ficar atento a todo o passo a passo para caso surja algum imprevisto.

Quando a operação é mais complexa, o Instrumentador Cirúrgico em Odontologia também pode recorrer à montagem da mesa auxiliar.

Depois do atendimento, também é papel do instrumentador esterilizar o que foi usado e também o que foi para a bandeja, mas não foi utilizado. É para evitar, mais uma vez, a propagação de micro-organismos indesejados.

Viu só como o trabalho do ICO é importante?!

Mais no Blog Curso ASB

Ficou curioso para saber mais sobre a profissão de instrumentador? Então, acesse o nosso blog! Lá, você vê como fazer o curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) com ênfase em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia em seis meses e sem sair de casa. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​