O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é, muitas vezes, o profissional que recebe quem chega para atendimento no consultório odontológico. No entanto, com o agravamento da pandemia de Covid-19, os cuidados redobrados nesse primeiro contato. No post desta segunda-feira, veja como o ASB pode acolher o paciente com segurança tanto na chegada, quanto no tempo de espera na recepção.
As recomendações são do Conselho Federal de Odontologia.
Dicas para acolher o paciente com segurança
Logo ao chegar
- Confirme o uso de máscara pelo paciente e acompanhante e solicite a realização de higiene de mãos;
- Afira a temperatura do paciente e acompanhante. Considere como febre temperatura aferida acima de 37,8ºC;
- Verifique indiretamente a saturação de oxigênio no sangue de pacientes e acompanhantes com o oxímetro digital (considere como baixa a saturação aferida inferior a 95%)
Na sala de espera
- Proporcione condições para realização de higiene das mãos (dispensador de álcool em gel e pia com sabonete líquido, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal ou outro mecanismo que impeça o toque manual na tampa)
- Mantenha o ambiente ventilado;
Promova um espaçamento de 1,5 a 2 metros entre os assentos, para permitir o distanciamento físico das pessoas; - Disponibilize máscaras para os pacientes, se necessário;
- Elimine, restrinja ou controle o uso de itens compartilhados por pacientes como canetas, pranchetas, revistas e brinquedos;
- Realize a limpeza e desinfecção sistemática das superfícies de ambientes utilizados pelos pacientes.
Seguindo essas orientações, o auxiliar de dentista não só se mantém seguro, mas também protege os pacientes e os colegas de trabalho do novo coronavírus.
Mais no Blog Curso ASB
Quer conferir mais cuidados contra Covid-19 em consultórios odontológicos? Então, acesse o nosso blog. Tem post novo toda semana para quem é auxiliar de dentista. Até a próxima!