Seja bem vindo ao nosso Blog!

Por que o ASB deve ser certificado e registrado no CRO?

Por que o ASB deve ser certificado e registrado no CRO? A profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) foi regulamentada em 2008 no Brasil. Desde então, é obrigatório que o profissional seja certificado e registrado no CRO, o Conselho Regional de Odontologia. Mas o que exatamente isso significa? Quais as vantagens dessas exigências? É o que você vai descobrir no post desta quarta-feira. A certificação ocorre após o ASB concluir a formação na área. Ao fim, ele recebe o certificado que comprova que ele está apto a exercer o cargo. Hoje, existe uma série de cursos – um dos pioneiros é o Curso ASB, que já formou milhares de auxiliares de dentista. Bom, depois dessa etapa, para trabalhar de forma regularizada, o profissional deve fazer o registro no Conselho Regional de Odontologia do estado onde pretende atuar. Outras profissões também têm a mesma exigência, incluindo a de cirurgião-dentista. Ok, as fases são indispensáveis. Mas elas trazem benefícios? Sim! Nós explicamos a seguir.

3 vantagens de ser ASB certificado e registrado no CRO

Função pública e setor privado Um auxiliar de dentista pode atuar em diferentes locais, como clínicas e consultórios odontológicos, unidades de saúde… Na última opção, geralmente, é preciso ser concursado. Aqui no blog, nós já vimos que ter um cargo público pode ser interessante – tanto no aspecto salarial, quanto no de estabilidade profissional. Direitos garantidos O Auxiliar em Saúde Bucal regularizado, contratado ou desempregado, tem direitos trabalhistas garantidos. Entre eles, a aposentadoria, o Seguro-Desemprego e a licença-maternidade. Sem contar que trabalhar legalmente permite que, na próxima entrevista de emprego, você apresente uma Carteira de Trabalho com toda a sua experiência na área. Se você atuava irregularmente como ASB, fica muito difícil explicar ao seu possível futuro empregador que você já trabalhou, sim, na área. Experiência multifuncional O auxiliar de dentista é o braço direito do cirurgião-dentista. Ele é quem acolhe os pacientes e cuida da esterilização dos instrumentos odontológicos. Também fica responsável por atividades mais administrativas, como a atualização do prontuário, entre outras tarefas. Ter essa experiência multifuncional, sem dúvidas, é uma das vantagens de ser ASB e faz diferença na carreira do profissional. Com quadros cada vez mais enxutos, os recrutadores têm valorizado quem é capaz de dar conta de diferentes tarefas ao mesmo tempo.

Mais no Blog Curso ASB

Espero que saber mais sobre ser um Auxiliar em Saúde Bucal registrado e certificado no CRO tenha motivado você ainda mais a investir na área. Se ainda tem dúvidas sobre a profissão, não deixe de conferir os posts do nosso blog. Lá, falamos mais sobre rotina, salários e crescimento profissional! Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​