Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como faço para ser um ASB registrado no CRO?

Como faço para ser um ASB registrado no CRO?

Perdido nas siglas do título?! ASB quer dizer Auxiliar em Saúde Bucal. Já CRO, Conselho Regional de Odontologia. Mas esse não é o nosso tema de hoje. Este post é para tirar uma dúvida muito comum entre quem pretende investir na profissão de auxiliar de dentista: por que e como o ASB faz para ser registrado no CRO?

Para trabalhar como Auxiliar de Saúde Bucal no Brasil é preciso, sim, ter registro no CRO. O mesmo acontece com os dentistas, Técnicos em Saúde Bucal (TSBs) e outros profissionais do ramo. Mas, afinal, para quê serve o Conselho Regional de Odontologia?

Além de expedir a carteira profissional do auxiliar de dentista, o CRO fiscaliza consultórios e clínicas odontológicas atrás de quem não tem a qualificação e o registro necessários para trabalhar.

O controle feito pelo órgão serve, principalmente, para proteger os direitos dos pacientes, que procuram serviços de qualidade para cuidar da saúde bucal. A inspeção é, ainda, uma forma de valorizar profissionais que se prepararam para atuar nesses locais.

Quando encontram irregularidades, os fiscais do CRO podem multar as empresas e os empregados, além de outras consequências mais graves.

No dia a dia, o Conselho Regional de Odontologia também faz campanhas, trabalha em atos normativos, participa de encontros de profissionais e cuida de outras ações para fortalecer e valorizar os seus profissionais.

E como ser registrado no CRO?

No Paraná, o primeiro passo para ser registrado no CRO é ir à sede do Conselho Regional de Odontologia da região em que você pretende atuar com os documentos necessários. Quem concluiu o curso profissionalizante, mas ainda não retirou o certificado, deve fazer a inscrição provisória.

Nesse caso, é preciso apresentar:

  1. Certidão de conclusão do curso: no caso de Auxiliar em Saúde Bucal, o certificado do curso realizado;
  2. Comprovante de escolaridade: histórico do ensino fundamental ou médio ou certificado de conclusão do ensino fundamental, médio ou diploma de ensino superior;
  3. Cópia da certidão de nascimento (solteiros) ou de casamento;
  4. Cópia dos documentos básicos: documento de identidade, CPF e título de eleitor;
  5. Documento de alistamento militar (para os homens);
  6. Duas fotos 3×4 recentes;
  7. Duas fotos 2×2 iguais e recentes.

Para o registro principal, os documentos são os seguintes:

  1. Diploma original do curso realizado: ele precisa ser registrado no Conselho Federal de Odontologia (CFO);
  2. Cópia do diploma: frente e verso;
  3. Comprovante de escolaridade: minimamente ensino fundamental;
  4. Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
  5. Cópia dos documentos básicos: documento de identidade, CPF, título de eleitor (não pode ser usada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) neste caso);
  6. Documento de alistamento militar (para homens);
  7. Duas fotos 3×4 recentes;
  8. Duas fotos 2×2 iguais e recentes.

Caso você esteja na situação de exceção – ou seja, tenha trabalhado na área antes de 2009 – deve também levar cópia da Carteira de Trabalho desde a primeira página até a página seguinte ao último registro feito.

A tramitação do processo começa depois da quitação das taxas. Geralmente, os valores ficam disponíveis no site do CRO.

Para uma inscrição provisória, o prazo para registrar o número é o de até 30 dias. Para uma principal, de 30 a 90 dias. Isso, claro, se não houver nenhum problema ao longo do procedimento.

Mais no Blog Curso ASB

Para mais posts voltados para o Auxiliar em Saúde Bucal, acesse o nosso blog. Tem post novo toda segunda, quarta e sexta-feira. Boa leitura e até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​