Seja bem vindo ao nosso Blog!

Trabalhar de ASB ao longo do curso: pode ou não pode?

Trabalhar de ASB ao longo do curso: pode ou não pode?

Desde 2009, trabalhar no Brasil como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) exige certificação e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Mas e quem está não concluiu a formação profissional? Será que pode trabalhar de ASB ao longo do curso? É o que a gente responde no post desta quarta-feira.

Afinal, dá para trabalhar de ASB durante o curso?

Não! Para trabalhar de forma legal como ASB, a Lei nº 11.889, que regulamenta a profissão, é bem clara: o profissional já deve ter terminado o curso de formação e possuir a carteira expedida pelo CRO, seja provisória ou não.

A carteira provisória pode ser requerida pelo profissional que terminou o curso e ainda não tem o certificado de conclusão, mas possui uma certidão de conclusão com a data de início e de término da formação.

Já a carteira principal é deve ser retirada por quem já pegou o certificado de conclusão. Em outro post aqui do blog, nós listamos todos os documentos necessários para pedir cada registro no Conselho Regional de Odontologia.

E quanto ao estágio?

A única possibilidade de trabalhar de ASB ao longo do curso é sendo estagiário. O estágio é obrigatório para conquistar a certificação e o registro no CRO.

São necessárias, geralmente, 85 horas. O estágio funciona para que o futuro profissional se prepare melhor para a carreira que escolheu. Isso porque, quando estagia, ele tem uma boa noção das tarefas que desempenhará no cargo.

Assim como em outras profissões, estagiar como Auxiliar em Saúde Bucal pode facilitar a efetivação. Por isso, é tão importante que o estagiário tire o máximo de proveito nesse período de aprendizagem.

Mesmo que não consiga ser contratado onde estagiou, o estagiário não deve ter dúvidas de que a experiência serviu para enriquecer o currículo. Para os empregadores, o profissional que faz estágio chega ao mercado de trabalho muito mais preparado para os desafios.

Mais no Blog Curso ASB

Ainda alguma dúvida com relação à profissão de ASB? Então, não deixe de acessar o nosso blog. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​