Seja bem vindo ao nosso Blog!

Certificação ASB: tudo o que você precisa saber para regulamentar sua profissão

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Se você está buscando recolocação profissional ou se profissionalizar como auxiliar de saúde bucal, há algumas coisas que facilitam sua empreitada. Habilidades e conhecimentos são muito importantes, é claro. Porém, outro fator essencial é a certificação ASB. Você sabe o que é isso? Leia nosso post e entenda mais a respeito deste tão relevante assunto:

O que é a certificação ASB

ASB é uma sigla notável para os dentistas, porque traduz a Auxiliar de Saúde Bucal. O certificado desta associação, portanto, tem alcance nacional e aos profissionais que passam pelo programa nacional de formação de auxiliar em saúde bucal (ASB/ACD) – na modalidade on-line. É conveniente lembrar que esse certificado tem grande peso no currículo do profissional de saúde bucal, pois a ABO de Ponta Grossa é celebrada como a mais proeminente dentre todas as ABOs do interior do país.

Mas quais os benefícios de investir neste diploma?

Uma vez que você tenha sido aprovado no programa de formação, você precisa pegar sua certificação ASB para abrir registro junto ao CFO (Conselho Federal de Odontologia) e também no CRO (Conselho Regional de Odontologia) de sua região. Assim, você estará habilitado a exercer a profissão de auxiliar de saúde bucal dentro da legislação específica que a rege.

Por que preciso da certificação ASB?

O motivo é simples: sem a certificação ASB você não poderá fazer seu registro no CFO e CRO. Sem o registro, ainda é viável exercer a profissão de auxiliar de saúde bucal, porém, existem muitas desvantagens em se trabalhar informalmente. Você não terá asseguradas, sem receio, as suas garantias trabalhistas, nem poderá desfrutar de mais segurança em seu emprego.

Além disso, ao ter a certificação ASB você poderá ter mais oportunidades na área, haja visto que se diferenciará perante aos concorrentes comprovando o seu conhecimento para exercer a função.

É mesmo obrigatório ter um registro no CFO e CRO?

Sim, é obrigatório! Isso foi determinado pela Lei nº 11.889/2010. Como a lei já está em pleno vigor há vários anos, os CROs de cada região estão sendo cobrados para realizar a fiscalização adequada do trabalho dos profissionais de Odontologia. Quando eles encontram um auxiliar de saúde bucal que não possui a certificação ASB e nem o registro no conselho de sua região, um processo administrativo poderá ser aberto contra o consultório odontológico, o dentista e até mesmo contra o próprio auxiliar de saúde bucal.

Quais são as opções para obter uma certificação ASB?

Existem cursos presenciais espalhados pelo país, nos quais você – que está interessado em trabalhar na área – pode se matricular. Mesmo assim, a opção mais interessante hoje em dia é o curso online do Programa de Capacitação do Auxiliar em Saúde Bucal. Existe um grave problema de falta de vagas em cursos presenciais pelo Brasil. O curso online ASB resolve essa questão e permite que o aluno veja as aulas de onde quiser estudar.

A modalidade online do curso ASB também resolve questões como falta de tempo e disponibilidade de deslocamento, já que pode ser realizado conforme a dispónibilidade do aluno. Além disso, ele tem o certificado oferecido pela Associação Brasileira de Odontologia de Ponta Grossa, que é bem estruturada e faz um excelente trabalho. Ele também passará a ser recomendado pelo CRO do Paraná para encontrar mais facilmente uma oportunidade de trabalho.

A certificação ASB é essencial para que você possa exercer sua profissão de auxiliar de saúde bucal com segurança e da maneira apropriada. Este é um dos primeiros itens que você precisa buscar para perseguir uma carreira sem passar por problemas nesta área. O próximo passo é providenciar seu registro profissional. Assim, você garante que está dentro da lei e, ao mesmo tempo, que todos os seus direitos também serão amparados pelo CFO e pelo CRO.

Você já tirou sua certificação ASB? Possui alguma dúvida sobre isso? Aproveite o espaço para comentários abaixo e esclareça-as!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​