Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como conseguir um emprego de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

As especificações para contratar um auxiliar de saúde bucal (ASB) têm sido cada vez mais exigentes e requerem desses profissionais maior qualificação e diferenciais em seu perfil. Para poder competir com a concorrência e conquistar as melhores vagas, que tal descobrir com a gente como você pode conseguir um emprego de auxiliar de saúde bucal de forma mais eficaz? Quais são os requisitos para se trabalhar nessa área?

O que realiza um auxiliar de saúde bucal (ASB)?

Ainda existem muitas pessoas que não sabem exatamente o que um auxiliar de saúde bucal realiza na rotina de um consultório de odontologia, por isso é bom esclarecer todas essas informações aos interessados, pois muitos desejam ingressar nesse mercado de trabalho. Listamos logo abaixo as principais tarefas executadas por um ASB na sua rotina de trabalho:

  • Preparar modelos em gesso e seleciona moldeiras;
  • Acolher os pacientes nos serviços de atendimento para saúde bucal;
  • Participar de projetos de campanha na área de saúde bucal, bem como de campanhas para a prevenção de riscos sanitários e ambientais;
  • Instrumenta e auxilia os profissionais nos procedimentos clínicos;
  • Processar filme radiográfico;
  • Preparar os pacientes para serem atendidos e é responsável pelas suas informações como cadastros de dados e agendamentos;
  • Manipular e manuseiar materiais de uso odontológico;
  • Executar no ambiente de trabalho a assepsia, limpeza, esterilização e desinfecção do instrumental e dos equipamentos odontológicos.

Estando ciente das atividades que o auxiliar de saúde bucal realiza, leia agora como você pode conseguir um emprego nessa área e obtenha ótimos resultados.

O que é preciso para conseguir um emprego de auxiliar de saúde bucal (ASB)

Cada profissional que atua como auxiliar de saúde bucal (ASB) precisa se sobressair perante a maioria que está procurando um emprego nessa área de atuação. Sendo assim, é muito importante saber quais são as principais exigências para esse mercado de trabalho, a fim de atender a necessidade e demanda que as vagas de emprego exigem.

Um ponto principal que todo auxiliar de saúde bucal precisa ter em mente é que a sua qualificação tem de estar em primeiro lugar. Por isso, ele deve contar com um certificado de curso de formação na área de atuação e também estar devidamente registrado no CRO de sua região.

Os requisitos para que você consiga um emprego de auxiliar em saúde bucal são:

  • Ter realizado o curso atualizado de auxiliar de saúde bucal e obter o certificado de conclusão;
  • Ter registro no CRO ativo para poder atuar de maneira legal no ambiente odontológico;
  • Apresentar certificados de outros cursos que podem interessar nessa área, como, por exemplo, de atendimento ao cliente. Esse já é um ponto positivo para sair na frente na busca por seu emprego;
  • Certificados de cursos técnicos – como de informática, instrumentação e cuidados sanitários – também podem ser um diferencial para o profissional que quer garantir a vaga;
  • Ter experiência nessa função em diferentes campos como ortodontia, prótese e outros (o estágio supervisionado também conta);
  • Ser comunicativo, prestativo, paciente e educado na hora da entrevista.

Todos os pontos citados acima são indispensáveis para o profissional que pretende se destacar e conseguir um emprego como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Por isso, antes de sair batendo de porta em porta procurando uma chance para atuar, que tal garantir esses diferenciais?

Como você tem se preparado para conseguir um emprego de Auxiliar de Saúde Bucal? Quais são as dificuldades que tem encontrado no caminho? Compartilhe com a gente a sua experiência!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​