Seja bem vindo ao nosso Blog!

Quais as vantagens de ter o CRO ativo como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, o profissional que atua como auxiliar em saúde bucal precisa cada vez mais se qualificar e estar entre os melhores! Para isso, ter um CRO ativo pode garantir que seu futuro seja ainda mais brilhante. Saiba por que e quais as vantagens de ter o CRO ativo como Auxiliar em Saúde Bucal fazendo a leitura desse artigo!

O que faz o Profissional de auxiliar em saúde bucal (ASB)

São cada vez mais crescentes as oportunidades para quem quer trabalhar na área de odontologia. Um dos profissionais que têm se destacado no mercado é o auxiliar em saúde bucal (ASB). As tarefas mais comumente praticadas por esse profissional em ambiente odontológico são:

  • Atua na instrumentação dos procedimentos cirúrgicos;
  • Faz atividades de higiene bucal;
  • Prepara os modelos de gesso;
  • É participante de campanhas e programas de saúde bucal.

Esse profissional pode se credenciar junto ao Conselho Regional de Odontologia para que possa atuar com maior eficiência e ter um reconhecimento maior do seu trabalho.

O que significa ter um CRO ativo

O CROConselho Regional de Odontologia – é um órgão profissional que atende os profissionais de saúde bucal em suas especialidades. Ele funciona como um credenciamento que o profissional tem para atuar em sua função com maior autoridade, além de também oferecer inúmeros benefícios a esse especialista.

Cada profissional registrado recebe uma carteirinha com um número identificador que indica pertencer junto ao CRO. O registro é feito mediante o pagamento anual que pode ser parcelado também por mês juntamente com o envio dos documentos pessoais e dos comprovantes do curso que realizou na área de odontologia, sendo o auxiliar de saúde bucal também enquadrado nesse regime de registro.

Ter um CRO ativo, portanto, significa que esse profissional possui um registro junto ao Conselho, está com o pagamento em dia e apto para exercer a função com maior responsabilidade e autoridade.

Vantagens para o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) em ter o CRO ativo

Como você já leu sobre o que significa ter um CRO ativo, agora vamos analisar quais as vantagens que isso poderá trazer ao profissional de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB).

Plano de previdência complementar

O CRO beneficia os profissionais registrados ao oferecer um plano de previdência a fim de que tenha segurança e estabilidade em sua aposentadoria.

Ser um diferencial na candidatura de um emprego

Muitas vagas de emprego exigem que o auxiliar em saúde bucal tenha um CRO ativo para que possa exercer a função dentro do ambiente corporativo. Isso é até um diferencial na escolha entre um profissional e outro.

Maior autonomia e autoridade para realizar a função

Você terá maior autoridade e autonomia para exercer sua função como auxiliar de saúde bucal (ABS) contando com esse registro, que deixa claro sua qualificação para a função exercida.

A atuação sem CRO ativo é considerada ilegal

É importante salientar que a ausência de CRO ativo impossibilita que o ASB possa desempenhar suas funções plenamente, expondo o paciente ao risco de lidar com um profissional não capacitado e também oferecendo auxílio incorreto para o cirurgião-dentista.

Além de ser considerado crime atuar como Auxiliar em Saúde Bucal sem o CRO ativo, somente esse registro é capaz de atestar, juntamente com o certificado do curso de formação para ASB, que o profissional está apto para exercer todas as funções do cargo.

Você conhecia as vantagens de contar com o CRO ativo ao atuar como Auxiliar em Saúde Bucal? Compartilhe sua opinião com a gente!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​