Seja bem vindo ao nosso Blog!

Quais as diferenças entre um Auxiliar em Saúde Bucal ASB e um Técnico de Saúde Bucal

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Existem várias carreiras dentro da área de saúde bucal. Duas carreiras que estão em ascensão e que são muito promissoras, são o Auxiliar em Saúde Bucal (muito reconhecido pela sigla ASB) e o Técnico em Saúde Bucal. Porém, como são profissões recentes, muitas pessoas ainda não entendem bem as responsabilidades e características de cada uma delas. Pensando em seguir uma carreira nesse segmento de atuação? Que tal entender mais sobre como atuam o Auxiliar em Saúde Bucal e o Técnico de Saúde Bucal? Confira nosso artigo!

O papel do Auxiliar e do Técnico de saúde bucal

Obviamente, o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) tem um papel diferente do Técnico de Saúde Bucal em um ambiente odontológico. Entretanto, ambos são muito importantes dentro de uma clínica odontológica e também no sistema público de atendimento.

O ASB é responsável por atividades mais preparatórias: é ele quem separa e higieniza os materiais que serão aproveitados nos procedimentos. Ele também limpa ou descarta os instrumentos após o uso. Para completar, o Auxiliar em Saúde Bucal também realiza a recepção do paciente e separa ou organiza seus documentos, como a ficha de atendimento e o histórico.

Já o Técnico em Saúde Bucal é responsável por pequenos procedimentos realizados no paciente: pode aplicar o flúor para limpeza dentária ou remover uma sutura, por exemplo. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária, usadas para guiar os procedimentos do Cirurgião-Dentista.

Diferenças salariais entre os dois profissionais

Como era de se esperar, além da diferença de atuação entre o Auxiliar de Saúde Bucal e o Técnico, também existe uma desigualdade refletida nas faixas salariais de cada uma dessas funções. Isso ocorre porque a formação exigida ao Técnico de Saúde Bucal é mais longa e suas atividades envolvem um pouco mais de risco biológico e de contaminação, pois estão diretamente em contato com o paciente. Por esse motivo, a faixa salarial de um Técnico de Saúde Bucal é no mínimo de R$ 200,00 a R$ 500,00 mais alta do que a faixa salarial de um Auxiliar de Saúde Bucal.

Essa característica, entretanto, não desvaloriza a atuação do ASB, que pode crescer na carreira, aumentar seu salário e se tornar ainda mais indispensável para a rotina de um atendimento odontológico.

Semelhanças nas atuações no atendimento odontológico

Apesar das diferenças, estas duas carreiras também apresentam muitos aspectos em comum nas suas atuações. Para começar, ambas exigem o registro no Conselho Federal de Odontologia e no Conselho Regional de Odontologia. Sem este registro, não é permitido trabalhar como Auxiliar de Saúde Bucal ou Técnico. Além disso, os dois profissionais desempenham suas tarefas sempre sob a supervisão do odontologista, que é responsável pelo bem-estar e atendimento ao paciente.

Escolhendo a melhor profissão para você

O caminho mais fácil e natural, especialmente para quem está começando a pensar em atuar nesse ramo da saúde, seria começar trabalhando como um Auxiliar de Saúde Bucal. Essa é a porta de entrada para quem quer seguir a carreira como Técnico em Saúde Bucal ou até mesmo como Odontologista. Para quem não ambiciona se relacionar diretamente com o paciente, mas gosta de atuar com foco em saúde, a carreira de Auxiliar de Saúde Bucal pode promover essa oportunidade de aprender e crescer dentro dessa atuação no mercado.

Essas duas profissões envolvem muita dedicação e responsabilidade de quem opta seguí-las. Por esse motivo realizar um curso preparatório é uma excelente opção para você se destacar no mercado. Considere esse curso como um investimento no seu próprio futuro e aproveite que, neste momento, essas carreiras ainda proporcionam mais demanda do que oferta de profissionais como os odontologistas. Quem tiver a formação e o registro vai sair na frente e conquistar as melhores vagas – e é nesta posição privilegiada que você merece estar.

Com qual dessas profissões você se identifica mais? Conte para a gente! Compartilhe sua opinião sobre esse assunto!

curso-asb

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​