Seja bem vindo ao nosso Blog!

Conheça quais são as atividades privativas do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Se você possui interesse em trabalhar como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve ficar atento as normas e atribuições especificadas para a profissão.

O que rege os trabalhos deste profissional são as disposições, normas e regulamentos criados pelos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO). Normalmente estas disposições são universais e são as mesmas em todo o território nacional. Por isto, você que pretende ingressar nesta área, deve ficar atento a algumas regras. Nesse artigo vamos falar sobre quais são as atividades privativas do Auxiliar em Saúde Bucal, que se encontram descritas na regulamentação desta profissão. Confira logo abaixo!

Realizar, programar e organizar atividades de higiene bucal

O ASB é responsável por toda a organização e a prática de limpeza bucal do paciente antes de qualquer tratamento odontológico.

Processar filme radiográfico em procedimentos radiológicos

Em caso de procedimentos de radiologia dentro do consultório ou em uma clínica específica, será o ASB o responsável por preparar o filme antes do procedimento e, posteriormente, revelá-lo.

Orientar e preparar o paciente para o atendimento odontológico

É considerado atividade privativa do Auxiliar em Saúde Bucal todos os cuidados relacionados com o paciente antes do atendimento pelo dentista. Por isso colocar óculos ou algum outro instrumento de proteção, entregar guardanapos ou papel-toalha para maior conforto do paciente, colocação do babador, regulagem da cadeira são todas atividades de competência do ASB. Ele também é responsável por acolher o paciente no consultório.

Atuar como auxiliar e instrumentado dos profissionais de odontologia nas intervenções clínicas

O ASB deve estar sempre próximo do profissional de odontologia para auxiliar na entrega e retirada de instrumentos utilizados nos procedimentos, bem como prestar auxílio e socorro ao profissional e o paciente, caso seja necessário.

Cuidar e manipular materiais de uso odontológico

O ASB é responsável por várias funções de cuidado e manipulação com o material de uso odontológico. Algumas dessas funções são:

  • Cuidar do material recém-utilizado que deve ser descartado ou higienizado e esterilizado;
  • Retirar da estufa o material estéril para o uso;
  • Selecionar todos os produtos necessários para o procedimento;
  • Segurar baistra dental para assegurar que não haverá excesso de saliva durante o procedimento.

Preparar e selecionar modelos em gesso

Havendo a necessidade de produzir qualquer molde para criação de placas ou documentação ortodôntica, é o ASB que será responsável por selecionar a moldeira e preparar o molde da arcada dentária em gesso.

Registrar e analisar dados e informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal

O ASB será responsável pela coleta dos dados dos pacientes, como também pela organização das fichas, radiografias e documentação de cada um deles. Também é atividade privativa do Auxiliar em Saúde Bucal analisar as informações que forem necessárias para a administração do consultório (emissão de recibos, recebimento de pagamento de procedimentos etc.)

Garantir a biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos

É o ASB o responsável por cuidar do armazenamento do material utilizado no consultório, bem como tomar todas as medidas necessárias para o descarte correto dos materiais infecciosos. Estes materiais são descartados em lixo especial e possuem regras específicas para sua dispensação, devendo ser separados dos resíduos comuns que não necessitam de tratamento especial.

Estas são as principais atividades privativas dos Auxiliares em Saúde Bucal em seu local trabalho. Deve-se ressaltar que todas elas só podem ser realizadas com a supervisão e orientação de um profissional devidamente formado em Odontologia e com registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).  Por isto, fique atento a qualquer tipo de atividade que não esteja descrita nesse post, pois ela talvez não possa ser exercida por você.

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Compartilhe com a gente!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​