Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como funciona o estágio de um Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

O estágio serve para o estudante que está no início de sua carreira e quer começar a aprender suas funções enquanto ainda estuda para se formar. O estagiário de Auxiliar de Saúde Bucal não é diferente dos outros.

O estágio em Auxiliar em Saúde Bucal é uma parte obrigatória da grade do curso de formação, assim como em outras profissões, mas é aconselhável fazê-lo também como atividade extracurricular, para poder iniciar sua carreira com alguma experiência. Afinal, é por meio da prática que você se tornará um ótimo profissional.

Se você ficou interessado em realizar um estágio como auxiliar de saúde bucal, que tal conferir esse artigo que preparamos sobre esse assunto?

Quais são as funções de um estagiário em ASB?

As funções de um estagiário em ASB consistem em propiciar a assistência para o dentista nos atendimentos e no local em que trabalha. Ou seja, o estagiário em ASB se torna um importante apoio para o profissional.

Eles possuem diversas funções, tanto específicas da área quantos sociais, como:

  • Selecionar e preparar os moldes das arcadas dentárias dos pacientes em gesso;
  • Processar os filmes de raios-X;
  • Limpar e esterilizar o material e os equipamentos odontológicos;
  • Higienizar o ambiente (a sala de trabalho), para que não corra risco de bactérias ou infecções.

Outra função importante de um estagiário em ASB é acolher quem está no local e informar desde o tempo de espera até o que irá proceder no atendimento. Durante o preparo para o procedimento clínico que será realizado, sempre passar uma imagem amigável, calma e deixar uma boa imagem para que todos voltem no consultório.

No estágio de um auxiliar de saúde bucal, ele também aprende a controlar o estoque de materiais comprados, o que falta e o que não precisa ser comprado, além de ser sempre atencioso e cuidadoso com os pacientes para deixá-los mais seguros e sem nervosismo na hora de sentar na cadeira do dentista.

Como é a atuação e relacionamento de um estagiário em ABS ?

O estagiário de auxiliar saúde bucal atua na área odontológica e de saúde dentária. O futuro auxiliar ajuda o ortodontista em todos os seus serviços.

O estudante desse curso de formação atua na área odontológica juntamente com dentistas e profissionais da área, para aprender suas funções e entender sobre o local em que está trabalhando. Dependendo do lugar em que está estagiando, ele passa por todo o tipo de experiência que há no consultório ou hospital, se preparando para os desafios que a profissão proporcionará e se preparando para seu futuro.

O estagiário de auxiliar de saúde bucal precisa compreender que ele será o braço direito do ABS no consultório odontológico, realizando funções complementares mais de extrema importância para o trabalho do dentista com o paciente. Graças a essa proximidade, ele deve aproveitar todo o conhecimento repassado durante o seu período de estágio, para poder aplicar na sua carreira profissional após a conclusão do curso.

Quer entender mais sobre como ser um estagiário de auxiliar de saúde bucal? E se já é da área, quer aumentar seus conhecimentos? Caso tenha alguma dúvida sobre a profissão, comente no nosso blog, mande suas perguntas ou experiências. Fale conosco e acompanhe nossos conteúdos para ter muitas dicas e entender mais sobre o mundo da saúde bucal e odontológica!

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​