Seja bem vindo ao nosso Blog!

Trabalha informalmente como Auxiliar de saúde bucal (ASB)? Veja o que pode acontecer em caso de fiscalização

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

O exercício ilegal de qualquer profissão tem suas consequências. Porém há determinadas atividades que, se exercidas de forma ilegal, trazem complicações não tanto para as pessoas que utilizaram os “conhecimentos” desse profissional, quanto para o próprio indivíduo.

As profissões da área da saúde exercidas ilegalmente são as que mais trazem problemas, uma vez que podem deixar sequelas irreversíveis nos pacientes atendidos por essas pessoas que atuam de forma irregular. Portanto, todo cuidado é pouco e toda precaução é necessária.

Desse modo, iremos explorar a seguir quais os riscos envolvidos ao exercer a atividade de Auxiliar de Saúde Bucal de maneira informal, já que seu trabalho também tem relação com a qualidade da saúde de um paciente.

Riscos para o profissional que atua como ASB irregularmente

Quando se trabalha como Auxiliar de Saúde Bucal é necessário ter o mínimo de conhecimento sobre o corpo humano, bem como também outras noções específicas indispensáveis para essa atuação no campo da odontologia. A única maneira de comprovar que você estudou essas teorias e de que tem esse conhecimento é obtendo o certificado de um curso específico para ASB.

Se você trabalha informalmente, quer dizer que você não tem o curso de formação necessário para poder exercer a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal.  Isso pode significar também que você não tem total conhecimento da teoria e da prática indispensável para atuar como esse profissional.

Consequências de ser identificado como um profissional irregular

As consequências para o Auxiliar de Saúde Bucal que é denunciado como praticante de atividade irregular são bastante sérias, uma vez que pode levar a proibição de atuar na área por até três anos, além de ser obrigado a pagar uma multa pela atitude. Em casos graves, é possível que o profissional seja preso, enfrentando tempo de pena que pode variar de 15 dias a três meses – sendo necessário também pagar a multa.

As consequências citadas acima valem para qualquer tipo de exercício ilegal da profissão. Além delas, existem ainda as consequências previstas pelo próprio Conselho Federal e Regional de Odontologia, pois dependendo do tipo de pena as chances de conseguir ter o CRO ativo, após o ASB regularizar sua situação, são definitivamente extintas.

Como regularizar a sua situação como Auxiliar de Saúde Bucal

Para regularizar a sua situação para atuar como Auxiliar de Saúde Bucal, o consultório ou clínica tem que estar seguindo todas as normas previstas pelo CRO, assim como todos os profissionais que trabalham nesse consultório.

Ou seja, os profissionais (dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal) devem dar entrada com a sua documentação no Conselho Regional de Odontologia. O certificado do curso de formação para ASB é, nesse momento, indispensável para que o profissional possa exercer a profissão de forma legítima.

Fique longe de locais de trabalho que incentivem a prática irregular da profissão

Muitos consultórios não se preocupam em incentivar a regularização da situação do profissional ASB, uma vez que quase não existe uma fiscalização séria para garantir que todos eles estejam com curso e registro em dia. A fiscalização que existe para os Auxiliares de Saúde Bucal que já atuam de maneira irregular, por sua vez, está longe de ser rígida.

Apesar disso, a situação parece estar mudando, já que foi feita uma proposta política para que as penalidades impostas para o exercício ilegal da profissão sejam mais severas, sempre visando o risco causado à sociedade. Por esse motivo, evite trabalhar em locais que não lhe exijam o certificado de ASB, para não colocar a sua carreira em risco e nem mesmo a vida de seus pacientes.

Infelizmente, ainda há um grande caminho a ser seguido para a regularização da atuação de todos os Auxiliares de Saúde Bucal no Brasil.  Por isso, para ajudar nesse processo, não deixe de se especializar e de buscar a regulação de sua profissão o mais rápido possível. Pois, hoje, já existem diferentes formas de poder fazer o curso de Auxiliar de Saúde Bucal sem sair de casa.

Você conhece pessoas que atuam de maneira irregular como ASB? Compartilhe suas experiências com a gente!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​