Hoje em dia, existem muitos consultórios e clínicas que exercem a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal de maneira ilegal, sem seguir a regulamentação adequada convencionada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Para exercer a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal é necessário estar registrado no CRO. Dessa forma, você não tem nenhum tipo de problema legal e seu empregador se certifica de que tem um profissional qualificado a seu lado. Você sabe como fazer isso? Confira o nosso artigo sobre o assunto!
Problemas para quem trabalha irregularmente
A prática da profissão de Auxiliar de Saúde Bucal de forma irregular, é considerada crime por exercício ilegal da profissão, com pena de detenção e multa para o profissional em questão e para a empresa que ele trabalha.
Caso você seja registrado no CRO de um estado, mas trabalhe em outro estado, você também pode ser notificado com o exercício da prática ilegal e precisa atualizar o seu registro antes de quaisquer complicações.
O CRO e a regularização profissional
O Conselho Regional de Odontologia tem a finalidade de supervisionar e fiscalizar a ética profissional e o desempenho da profissão exercida legalmente. Para se regularizar, basta entrar com o pedido de inscrição no Conselho do seu estado, levar a documentação necessária e pagar a taxa de inscrição para a confecção do documento.
Como regularizar a situação profissional de Auxiliar de Saúde Bucal
Se você ainda não fez nenhum tipo de curso de formação para se tornar um Auxiliar de Saúde Bucal, esse é o primeiro passo. É a partir da realização desse curso que você terá toda a noção de como proceder durante o exercício da profissão. Em alguns lugares, você ainda pode optar por fazer o curso de formação na modalidade online, facilitando a sua vida profissional e pessoal, e aumentando assim, as chances de sucesso.
Depois de feito o curso, o profissional deve ir até o Conselho Regional de Odontologia com todos os documentos necessários para que entre com o pedido de inscrição no CRO.
Documentos necessários para obter o CRO
Ao chegar no CRO, você deve ter em mãos:
- O diploma original e a cópia do diploma do curso, ou então o original e a cópia da CTPS na função de ASB que esteja assinada com o registro, que seja anterior à data 24/12/2008;
- Ter a cópia do comprovante do ensino fundamental, se o registro for com CTPS;
- Duas fotos 3×4 que tenham fundo branco e que estejam atualizadas;
- A cópia da sua identidade, do seu CPF e do seu título eleitoral;
- A cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
- A cópia do comprovante de residência que esteja em seu nome e a taxa de inscrição.
Se você atua como Auxiliar de Saúde Bucal, mas não conta com a situação profissional regularizada, que tal mudar essa condição agora mesmo? Inscreva-se em um curso ASB online e obtenha o certificado para poder atuar de maneira legal nessa área.
Você conhecia essa obrigatoriedade para atuar como ASB? Compartilhe suas opiniões e dúvidas com a gente!