Seja bem vindo ao nosso Blog!

Os 4 maiores erros de quem trabalha como auxiliar de saúde bucal

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Ser auxiliar de saúde bucal pode ser uma aventura para muitos que não conhecem a área apropriadamente. A área não é muito destacada na hora de escolha de uma carreira, mas pode ser um ótimo começo para quem gosta da área de saúde bucal.

Assim como todos os profissionais, o auxiliar de saúde bucal está sujeito a erros, principalmente no começo de sua carreira. Ficou curioso em saber quais são os mais comuns? Confira abaixo, separamos alguns dos erros mais comuns e como evitá-los!

Não conferir a ficha do paciente

O primeiro passo para um atendimento de qualidade dentro do consultório é saber o que o paciente está atrás. A saúde bucal envolve tratamentos de longos períodos, portanto é comum cada um dos pacientes ter uma ficha dando detalhes de seu progresso e os próximos passos a serem dados.

O principal erro do auxiliar de saúde bucal aqui é justamente não ler a ficha antes do atendimento. Isso faz com que a consulta seja muito mais demorada, já que você terá que ler enquanto atende e seu atendimento não será totalmente dedicado, já que terá que pensar como deve proceder.

Portanto, antes de cada atendimento, verifique o que o paciente precisa, deixe os materiais necessários separados e faça com que a consulta seja o mais prazerosa possível.

Não ficar atento ao dentista

Outro erro muito grave e infelizmente comum do auxiliar de saúde bucal, é não estar atento ao que o dentista pede. Claro, é normal perdemos o foco de vez em quando durante o trabalho, porém isso não pode se tornar algum recorrente.

A falta de foco do auxiliar de saúde bucal faz com que a consulta seja mais demorada e muitas vezes traumáticas, já que o paciente estará sujeito a dor e procedimentos detalhados. A falta de foco faz com que utensílios sejam trocados, que o paciente seja “esquecido” enquanto deveria ter o seu procedimento adiantado.

Portanto, não deixe com que a falta de atenção afete o seu trabalho, mantenha o foco, deixe celular desligado e preste atenção a tudo o que o dentista pedir.

Falta de empatia

Não estamos falando que você deve ser amigo de todos os seus pacientes, mas trata-los com indiferença não os ajudará também. Portanto, tenha empatia, coloque-se no lugar do outro e tente entender o problema real de cada paciente.

Isso significa não forçar procedimentos apesar do paciente reclamar de dor, dar atenção a sinais de que algo pode estar dando errado durante a consulta e ser bastante atencioso com qualquer dúvida ou queixa que ele pode apresentar antes, durante e após o atendimento.

Falta de higiene

É importante que o auxiliar de saúde bucal sempre esteja atento, não somente com a sua, mas com a higiene do seu serviço. Sempre utilizar luvas, máscara e até mesmo óculos de proteção, para que não ofereça perigo ao paciente e a você mesmo. Lembre-se também de verificar se os equipamentos estão limpos e esterilizados para o paciente que entrará no consultório.

Apesar de absurdo, muitos profissionais deixam de utilizar luvas e máscaras, além de não limpar corretamente os utensílios, aumentando as chances de infecção dos pacientes.

Então, você acha que existe mais algum erro comum cometido por auxiliares de saúde bucal? Há mais alguma coisa que você colocaria na lista? Comente e compartilhe com a gente nos comentários!

Quer conferir outras informações essenciais para quem quer seguir a carreira de auxiliar de saúde bucal? Faça o download do nosso e-book!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​