Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que eu aprendo em um curso ASB?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Desde 2009, a legislação brasileira exige que os profissionais que ajudam os dentistas nos consultórios odontológicos façam cursos ASB, ou seja, cursos de Auxiliar de Saúde Bucal. Esse tipo de curso não é importante apenas para regularizar a profissão e cumprir a lei, mas também para se preparar para ofício, se qualificar e aprender as especificidades da área de odontologia. Quer descobrir o que se aprende em um curso ASB completo? Então veja o que não pode faltar no conteúdo programático de um bom curso de Auxiliar de Saúde Bucal!

Gestão em saúde

Para começar, um bom curso ASB precisa contemplar a gestão em saúde. Os alunos devem aprender sobre a inserção do Auxiliar de Saúde Bucal no mercado de trabalho, sobre a legislação trabalhista, documentação contábil nos consultórios, código de ética odontológico, administração  e organização de serviços, além da etiqueta profissional. Esses conhecimentos são essenciais para que os auxiliares se tornem profissionais éticos e totalmente preparados para as rotinas administrativas dos consultórios e clínicas.

Processo saúde-doença

Outro aspecto importante nas ementas de cursos ASB é o processo saúde-doença. Normalmente se aprende sobre a anatomia do corpo humano e dentária, a microbiologia e imunologia,  as doenças infecciosas, a biossegurança e primeiros socorros em odontologia. Se o curso não englobar esses aspectos, é melhor procurar um curso mais completo. Esses conteúdos são muito úteis no dia a dia de Auxiliares de Saúde Bucal!

Promoção e prevenção em saúde bucal

Todo Auxiliar de Saúde Bucal deve aprender sobre promoção e prevenção em saúde bucal. O curso precisa trabalhar o conceito saúde e doença, deve ensinar sobre biofilme dentário, cárie, doença periodontal, uso de fluoretos, odontologia preventiva, vigilância epidemiológica, políticas de saúde e estratégias de saúde da família. Sem essas habilidades e conhecimentos, dificilmente o ASB desempenharão suas funções com precisão e eficácia.

Especialidades Odontológicas

Para se tornar um verdadeiro especialista, o ASB precisa ter profundas noções sobre equipamentos odontológicos e manutenção, ergonomia aplicada à odontologia, semiologia e ficha clínica, psicologia aplicada à odontologia, radiologia odontológica, cirurgia bucal, dentística, periodontia, endodontia, prótese dentária, implantodontia, ortodontia, odontopediatria, estomatologia, odontogeriatria, além do atendimento a pacientes com necessidades especiais. Digamos que aprender  as especialidades odontológicas é justamente o ponto alto do curso ASB, pois trata-se dos conteúdos mais técnicos e profundos.

Conhecimentos práticos

Além dos conteúdos teóricos aprendidos em mais de 300 horas de curso, o Auxiliar de Saúde Bucal aprende também na prática, pois os cursos ASB exigem a realização de estágio supervisionado em clínicas ou consultórios odontológicos. Normalmente essa etapa é cumprida no próprio estabelecimento no qual o auxiliar já trabalha, sempre com a supervisão do dentista responsável. Sem estagiar, o curso seria incompleto e inválido. Além disso, o estágio supervisionado agrega bastante valor a currículo de um ASB. Fica a dica!

E aí, você gostou do nosso artigo? Já sabia que um curso de Auxiliar em Saúde Bucal poderia ser tão completo e enriquecedor? Compartilhe suas opiniões conosco nos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades de nosso blog!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​