Seja bem vindo ao nosso Blog!

3 sinais de que você está seguindo o caminho certo na carreira de auxiliar odontológico

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

O trabalho de um auxiliar odontológico em uma clínica especializada pode parecer como um “beco sem saída” para quem não conhece o mercado, mas não poderia ser mais diferente disso. Existem diversas opções de formações e crescimento para um profissional desse tipo.

Por isso, selecionamos aqui três sinais de que você está seguindo o caminho certo na sua carreira. Vamos ver quais são?

Obter a certificação para trabalhar como um auxiliar odontológico

Trabalhar como auxiliar odontológico é uma grande oportunidade de experimentar fazer a diferença na vida das pessoas. Porém, para tal, é preciso ter certificação e estudo, já que seu trabalho será de grande importância.

Segundo a lei 11.889, de 24 de dezembro de 2008, qualquer um com o desejo de trabalhar como auxiliar de saúde bucal ou técnico de saúde bucal precisa ter um registro no CFO (Conselho Federal de Odontologia) e, claro, um registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia) local.

Para obter essa filiação, que permitirá que você possa trabalhar legalmente como auxiliar em um consultório odontológico, será preciso frequentar um curso específico para a função, com 400 horas de carga horária, podendo ser on-line ou presencial.

Sem essa certificação, seu trabalho como auxiliar em uma clínica odontológica será sempre informal e você sairá prejudicado de diversas maneiras:

  • Não terá possibilidade de crescimento e formação na carreira.
  • Receberá um salário menor que o merecido por não possuir certificação e não estar registrado da maneira correta.
  • Não poderá usar esse período de trabalho como experiência anterior caso queira procurar outra vaga.

Ou seja, obter a certificação para poder trabalhar legalmente como um auxiliar odontológico é um ótimo sinal de que sua carreira está indo bem e você está sendo valorizado de verdade como merece.

Começar a estudar uma formação dentro da sua área

O curso de Auxiliar de Saúde Bucal ou Técnico de Saúde Bucal é só o começo do estudo da sua carreira dentro de uma clínica odontológica. Não é porque você não será um cirurgião-dentista que não vai precisar estudar e se formar. Quando você tiver tempo e condições de começar a estudar uma formação dentro da sua área é um sinal de que a sua carreira está seguindo o caminho certo.

Depois de obter bastante experiência na sua função de auxiliar odontológico, você poderá avaliar com precisão que tipo de procedimentos tem mais interesse, como executar vários deles e poderá escolher qual habilidade quer ter para poder se destacar mais profundamente na sua carreira.

Por exemplo, é muito interessante para um auxiliar odontológico se formar em Instrumentação Cirúrgica, onde ele poderá trabalhar como auxiliar e instrumentador cirúrgico em odontologia, atuando em cirurgias orais menores, implantes e enxertos e também em urgências e emergências.

Ser requisitado por todos os dentistas da clínica

Um bom auxiliar odontológico é capaz de otimizar o trabalho do seu parceiro cirurgião-dentista ao auxiliá-lo em diversas tarefas. Por exemplo, é função do auxiliar odontológico montar os kits corretos de instrumentais para cada consulta e procedimento – e prever possíveis complicações em cada procedimento, preparando os instrumentos para reverter essa situação, é uma prova de proatividade e competência do auxiliar odontológico.

Por isso, quando todos os cirurgiões-dentistas da sua clínica preferirem trabalhar com você do que com outros auxiliares, é um claro sinal de que sua carreira está no caminho certo.

A carreira de auxiliar odontológico possui muito espaço para crescimento profissional, por isso é primordial ler bem os sinais de que se está no caminho certo. Quais são os planos para a sua carreira? Conte para a gente nos comentários abaixo!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​