Seja bem vindo ao nosso Blog!

4 coisas que você precisa saber sobre cursos de auxiliar de dentista

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Antigamente, para ser auxiliar de dentista, não era necessário possuir nenhuma formação ou certificação. Desde 2009 o cenário mudou e, para exercer a profissão de maneira legalizada, passou a ser exigido o curso ASB, ou seja, curso de Auxiliar em Saúde Bucal. A obrigatoriedade está prevista na lei 11.889 e a atuação dos auxiliares está sujeita à fiscalização dos Conselhos Regionais de Odontologia.

Se você trabalha na área de odontologia, auxiliando dentistas, mas ainda não possui a certificação ASB, saiba que é importante fazer um curso voltado para a formação e certificação profissional. Para te ajudar a entender como funcionam os cursos de auxiliar de dentista, preparamos uma lista com 4 coisas que você precisa saber antes de iniciar um curso ASB. Ficou curioso? Então continue lendo o nosso artigo!

O curso online tem o mesmo valor legal que o curso presencial

Ao contrário do que muitos pensam, o curso ASB online possui o mesmo valor legal que o curso presencial. Com carga horária de 400 horas, 85 horas de estágio supervisionado e 6 meses de duração ao todo, fazer um curso de auxiliar de dentista pela internet é uma maneira prática, econômica e segura de se legalizar na profissão. Antes de começar um curso online, cheque a reputação da instituição, confira o conteúdo programático e veja se o corpo docente é gabaritado. Isso faz toda diferença!

O curso de auxiliar de dentista se encerra com estágio supervisionado

Nem só de conhecimentos teóricos é feito o curso de auxiliar de dentista! De fato, a maior parte do programa de capacitação está concentrada na aprendizagem teórica de conteúdos que englobam a gestão em saúde, processo saúde-doença, promoção e prevenção da saúde bucal e especialidades odontológicas. Porém, depois de concluídos os primeiros módulos, o curso de auxiliar de dentista se encerra com o estágio supervisionado em clínica ou consultório odontológico. Inclusive, o cursista pode estagiar no próprio local de trabalho.

A escolaridade mínima para fazer um curso ASB é o Ensino Fundamental Completo

Para fazer um curso de auxiliar de dentista não é preciso ter o ensino médio ou ensino superior completo. Basta ter concluído o ensino fundamental para se inscrever e ingressar no programa de capacitação online ou presencial. Para saber as outras exigências, clique AQUI e confira todos os requisitos.

Para ser validado o curso deve ser reconhecido pelo CFO

Diante da oferta de cursos em várias regiões do Brasil, é importante tomar cuidado ao fazer sua escolha, pois a certificação só é válida e você só terá a sua carteirinha de auxiliar de dentista em mãos se o curso for devidamente reconhecido pelo Conselho Federal de Odontlogia. Isso atesta a qualidade e idoneidade do curso ASB em questão.

E aí, você já sabia essas informações sobre os cursos de auxiliar de dentista? Gostou de conhecer os cursos ASB mais a fundo? Ainda tem alguma dúvida sobre os programas de capacitação de Auxiliares em Saúde Bucal? Compartilhe suas opiniões e questionamentos conosco através dos comentários.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​