Seja bem vindo ao nosso Blog!

4 coisas que você precisa saber sobre cursos de auxiliar de dentista

Antigamente, para ser auxiliar de dentista, não era necessário possuir nenhuma formação ou certificação. Desde 2009 o cenário mudou e, para exercer a profissão de maneira legalizada, passou a ser exigido o curso ASB, ou seja, curso de Auxiliar em Saúde Bucal. A obrigatoriedade está prevista na lei 11.889 e a atuação dos auxiliares está sujeita à fiscalização dos Conselhos Regionais de Odontologia.

Se você trabalha na área de odontologia, auxiliando dentistas, mas ainda não possui a certificação ASB, saiba que é importante fazer um curso voltado para a formação e certificação profissional. Para te ajudar a entender como funcionam os cursos de auxiliar de dentista, preparamos uma lista com 4 coisas que você precisa saber antes de iniciar um curso ASB. Ficou curioso? Então continue lendo o nosso artigo!

O curso online tem o mesmo valor legal que o curso presencial

Ao contrário do que muitos pensam, o curso ASB online possui o mesmo valor legal que o curso presencial. Com carga horária de 400 horas, 85 horas de estágio supervisionado e 6 meses de duração ao todo, fazer um curso de auxiliar de dentista pela internet é uma maneira prática, econômica e segura de se legalizar na profissão. Antes de começar um curso online, cheque a reputação da instituição, confira o conteúdo programático e veja se o corpo docente é gabaritado. Isso faz toda diferença!

O curso de auxiliar de dentista se encerra com estágio supervisionado

Nem só de conhecimentos teóricos é feito o curso de auxiliar de dentista! De fato, a maior parte do programa de capacitação está concentrada na aprendizagem teórica de conteúdos que englobam a gestão em saúde, processo saúde-doença, promoção e prevenção da saúde bucal e especialidades odontológicas. Porém, depois de concluídos os primeiros módulos, o curso de auxiliar de dentista se encerra com o estágio supervisionado em clínica ou consultório odontológico. Inclusive, o cursista pode estagiar no próprio local de trabalho.

A escolaridade mínima para fazer um curso ASB é o Ensino Fundamental Completo

Para fazer um curso de auxiliar de dentista não é preciso ter o ensino médio ou ensino superior completo. Basta ter concluído o ensino fundamental para se inscrever e ingressar no programa de capacitação online ou presencial. Para saber as outras exigências, clique AQUI e confira todos os requisitos.

Para ser validado o curso deve ser reconhecido pelo CFO

Diante da oferta de cursos em várias regiões do Brasil, é importante tomar cuidado ao fazer sua escolha, pois a certificação só é válida e você só terá a sua carteirinha de auxiliar de dentista em mãos se o curso for devidamente reconhecido pelo Conselho Federal de Odontlogia. Isso atesta a qualidade e idoneidade do curso ASB em questão.

E aí, você já sabia essas informações sobre os cursos de auxiliar de dentista? Gostou de conhecer os cursos ASB mais a fundo? Ainda tem alguma dúvida sobre os programas de capacitação de Auxiliares em Saúde Bucal? Compartilhe suas opiniões e questionamentos conosco através dos comentários.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​