Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 fatos que todo mundo deveria saber sobre auxiliar de dentista

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

A profissão de auxiliar de dentista é uma daquelas desconhecidas pela população. Ninguém sabe direito o que esse profissional faz, mas todos acham que não é nada demais. Mas o papel desse profissional é muito importante na área odontológica.

Para informar melhor sobre essa profissão, selecionamos abaixo 5 fatos que todos deveriam saber sobre qualquer profissional dessa área. Vamos ver quais são?

O trabalho do auxiliar de dentista é mais do que ficar segurando os instrumentos

Muita gente acredita que o trabalho de um auxiliar de dentista é ficar segurando um instrumento para o dentista durante o procedimento. Porém, essa impressão não poderia ser mais falsa. O Auxiliar de Dentista, na função de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), tem diversas funções dentro de um consultório odontológico e mesmo durante os procedimentos chefiados por cirurgiões-dentistas.

Suas atribuições vão desde a preparação dos procedimentos até mesmo uma leitura corporal do paciente para notar algum desconforto ou dano que possa ser causado à ele.

O auxiliar de dentista é responsável pela higienização do consultório e seus instrumentos

Um consultório odontológico poderia ser uma grande fonte de contaminação, se não fosse o trabalho dos auxiliares de dentistas. Esses profissionais recebem treinamento especializado para realizar a higienização apropriada dos instrumentos do consultório, evitando que pacientes ou profissionais se contaminem com bactérias ou doenças que possam ser transmitidas pelo sangue ou saliva.

O Ministério Público considera o ASB um dos principais funcionários de uma clínica odontológica

O Ministério Público Federal determina que existam dois tipos de equipes de saúde bucal atuando em consultórios particulares ou públicos. Um desses tipos de equipes é composto por um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal. O outro é composto por um cirurgião-dentista, um auxiliar de saúde bucal e um técnico de higiene bucal. Ou seja: um ASB é considerado peça fundamental de uma equipe de saúde bucal pelo Ministério Público.

E não é à toa. Esse profissional executa diversas funções de forma a aumentar a eficiência, o dinamismo e a produtividade de um consultório.

O auxiliar de dentista não pode exercer sua profissão sem formação adequada

Atualmente, existem muitos profissionais atuando como auxiliar de dentista de maneira informal em consultórios, mas registrados em outros cargos, para obter um salário menor.

Isso acontece porque o auxiliar não pode ser registrado como Auxiliar de Saúde Bucal sem ter um registro feito no Conselho Federal de Odontologia (CFO) e no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu estado.

Para isso acontecer, o profissional deverá realizar um curso reconhecido pelo CFO, comprovando assim que detém dos conhecidos necessários para exercer o ofício no Brasil.

Por isso, não é qualquer um que atua como auxiliar num consultório odontológico, mas sim um profissional treinado para a função.

Fazer um curso de ASB é muito fácil e prático!

Para quem quer entrar no mercado odontológico e atuar como auxiliar de dentista num consultório, a boa notícia é que um curso de ASB é muito fácil e prático de ser frequentado.

Atualmente, existe até a possibilidade de estudar online, com a mesma carga horária determinada por lei, mas em metade do tempo, com metade do custo também. Tudo isso, claro, frequentando um curso reconhecido pelo CFO.

Agora que você já sabe mais sobre a profissão de auxiliar de dentista, o que você acha de enveredar por essa carreira?

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​