Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 fatos que você não sabia sobre auxiliar de dentista

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

A profissão de auxiliar de dentista tem se tornado cada vez mais conhecida, mas, ainda assim, existem curiosidades que nem todos  sabem sobre esse ofício tão digno, desafiador e promissor.

Quer conhecer mais sobre essa profissão e descobrir os detalhes do trabalho dos auxiliares de dentista? Então continue lendo o nosso artigo e fique por dentro do assunto. Vem com a gente!

Auxiliar de dentista é o mesmo que ASB

Se você tem o hábito de ler materiais específicos e acompanhar blogs na área de odontologia, já deve ter visto a sigla ASB por aí. Muito usada no meio, ela se refere sempre à profissão de auxiliar de dentista, pois são sinônimos. ASB, nada mais é do que Auxiliar de Saúde Bucal, profissão popularmente conhecida como auxiliar de dentista.

Para exercer a profissão de auxiliar de dentista é necessário se legalizar

Durante muito tempo, dentistas do Brasil inteiro foram auxiliados por profissionais sem formação específica. Mas, desde 2009, a  lei exige que para ser auxiliar de dentista, é necessário se legalizar na profissão e ter a carteirinha de ASB, reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia. Para tanto, é necessário fazer um curso de auxiliar de dentista. Vale destacar que o curso ASB pode ser feito na modalidade presencial ou online.

As funções dos técnicos em saúde bucal e auxiliares de dentistas são diferentes

Frequentemente confundidas entre si, as profissões de técnico em saúde bucal e auxiliar de dentista são bem diferentes, apesar de apresentarem algumas similaridades. O ASB é um profissional de nível básico,  que ajuda tanto o dentista, quanto o Técnico em Saúde Bucal nos procedimentos, bem como, contribui no gerenciamento dos equipamentos e materiais do consultório.

Já o Técnico em Saúde Bucal, também chamado de TSB, é gabaritado para executar procedimentos odontológicos simples, como a aplicação de flúor, profilaxia, etc. Os cursos que regulamentam as profissões de ASB e TSB são distintos, mas todo auxiliar de hoje, pode se tornar o técnico de amanhã, basta que ele queira e esteja disposto a investir em capacitação específica para tal.

O trabalho de auxiliar de dentista envolve tarefas ligadas à gestão do consultório

O trabalho de auxiliar de dentista é focado nas especialidades odontológicas, como o manuseio de equipamentos. No entanto, a profissão também requer o conhecimento para a realização de tarefas gerenciais. Por isso, o auxiliar de dentista, durante o curso ASB, aprende sobre o mercado de trabalho, código de ética odontológico, documentação contábil, legislação trabalhista, etiqueta profissional, organização e administração dos serviços odontológicos.

Todo auxiliar de dentista deve passar por estágio supervisionado

Essa também é uma exigência legal. Todo auxiliar em saúde bucal precisa passar por estágio supervisionado obrigatório. O estágio deve ser realizado sob a supervisão de um dentista, na clínica ou consultório que o ASB trabalha. A carga horária do estágio é de 85 horas e, para realiza-lo, é indispensável ter atingido o aproveitamento de, no mínimo, 60% nos primeiros módulos do curso ASB.

E aí, você já sabia essas informações? Gostou de conhecer um pouco mais sobre a função de auxiliar de dentista? Sabe de outros fatos curiosos acerca dessa carreira e que não foram mencionados aqui? Compartilhe com a gente através dos comentários!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​