Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 dicas para demonstrar o valor de um ASB na equipe de um consultório odontológico

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Na hierarquia de um consultório odontológico, o profissional ASB está abaixo do Técnico em Saúde Bucal e do Dentista, no entanto, sem o trabalho do auxiliar, a rotina do estabelecimento seria complicada, pois o ASB ajuda na organização do consultório, no atendimento aos pacientes e até mesmo na realização de procedimentos.

A importância do auxiliar de dentista não pode e nem deve ser minimizada, até porque, o bom trabalho do dentista depende também do desempenho do auxiliar. Esse profissional é valioso para o excelente andamento do consultório e se você é um ASB que deseja mostrar o seu valor na equipe de um consultório odontológico, veja a seguir as nossas dicas para fazer isso da melhor maneira possível.

Valorize-se primeiro

O primeiro passo para demonstrar seu valor na equipe de um consultório odontológico é se valorizar primeiro. Ame-se e respeite-se como pessoa e profissional acima de tudo. Essa atitude de respeito, valorização e amor próprio, além de contribuir para a manutenção da autoestima no trabalho, fará as pessoas ao seu redor te verem com bons olhos. Os dentistas, colegas e pacientes admiram profissionais que reconhecem o próprio valor.

Invista em aprendizado contínuo

Se valorizar e reconhecer as próprias qualidades não significa se acomodar com o que você já conquistou na carreira. Mostre seu valor na equipe de um consultório odontológico investindo continuamente em aprendizado. Ninguém é tão bom que não possa melhorar, ninguém sabe tanto que não seja capaz de aprender um pouco mais. Sendo assim, não pare de estudar, leia artigos na área, participe de palestras e faça cursos para aprofundar seus conhecimentos como auxiliar de dentista.

Se regularize na profissão

Uma maneira eficiente de ser valorizado na profissão de ASB é se regularizar na profissão. Desde 2009, a lei exige que os auxiliares de dentista sejam registrados no Conselho Federal e Conselho Regional de Odontologia. Para realizar tais registros, é obrigatório possuir o certificado do curso de Auxiliar em Saúde Bucal. A modalidade do curso pode ser presencial ou virtual, mas para ser validado, é necessário que o programa de capacitação seja reconhecido pelo CFO.

Seja interessado, observador e questionador

Para se destacar na equipe de um consultório odontológico, seja interessado, observador e questionador. Procure aprender com quem tem mais experiência do que você e, sempre que possível, faça perguntas enriquecedoras aos dentistas. Só tome cuidado para não ser inoportuno. Você não vai querer uma aula sobre a funcionalidade dos instrumentos bem na hora da cirurgia, não é mesmo? Se houver alguma dúvida, procure esclarecer em momentos tranquilos e quando não houver pacientes por perto. Durante os procedimentos, é melhor observar atentamente do que falar.

Realize seu trabalho com excelência para demonstrar seu valor na equipe de um consultório odontológico

A mais importante atitude para demonstrar o seu valor na equipe de um consultório odontológico é trabalhar com dedicação e excelência. Realize suas tarefas com ética, eficiência e profissionalismo. Seja discreto, responsável e pontual. Isso faz toda diferença na forma como os outros te enxergam. Além disso, é um jeito prático de fazer a equipe reconhecer sua importância, apreciar o seu trabalho e, até mesmo, sentir falta de sua presença e atuação quando você não estiver.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática para demonstrar seu valor na equipe de um consultório odontológico? Que outras medidas você adota para ser um profissional reconhecido e valorizado? Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco através dos comentários!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​