Seja bem vindo ao nosso Blog!

Curso de Auxiliar de Saúde Bucal: o que aprendo?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Engana-se quem pensa que o aprendizado no curso de Auxiliar de Saúde Bucal se limita à teoria em torno das atividades rotineiras nos consultórios odontológicos. O curso ASB, vai além, através de um amplo e profundo conteúdo programático, que alia conteúdo prático e teórico.

O curso de Auxiliar de Saúde Bucal é completo. Ele profissionaliza e capacita, ensina e prepara para o mercado de trabalho. Quer saber o que realmente se aprende nesse tipo de curso? Então continue lendo o nosso artigo!

Você aprende especialidades odontológicas

Dos conteúdos ensinados, os mais valiosos do curso de Auxiliar de Saúde Bucal são as especialidades odontológicas. O auxiliar em saúde bucal precisa dominar questões específicas, como o manuseio dos equipamentos, ter boas noções de manutenção dos aparelhos odontológicos, entender de semiologia, ficha clínica, radiologia, ergonomia aplicada à odontologia, além de saber sobre dentística, endodontia, ortodontia, periodontia, estomatologia, odontopediatria, odontogeriatria, etc. Tudo isso é trabalhado no conteúdo programático do curso!

No curso de Auxiliar de Saúde Bucal você aprende gestão em saúde

Você não entendeu errado. Os profissionais ASB aprendem sobre gestão durante o curso de Auxiliar de Saúde Bucal. A área gerencial não é exclusividade dos administradores, até porque, os ajudantes de dentistas cumprem um papel importante na gestão do consultório odontológico. Por essas e outras, os cursistas ASB aprendem acerca de legislação trabalhista, código de ética odontológico, documentação contábil, organização no trabalho e etiqueta profissional.

Nesse curso você aprende sobre promoção e prevenção em saúde bucal

No curso de Auxiliar de Saúde Bucal você também aprende sobre promoção e prevenção em saúde bucal. O conteúdo programático do curso contempla assuntos como medidas preventivas de odontologia, uso de fluoretos, cárie, políticas de saúde, vigilância epidemiológica, estratégia de saúde da família e doença periodontal. Esses conhecimentos são essenciais para que o profissional ASB exerça seu serviço com qualidade.

Você também aprende o processo saúde-doença

O curso de ajudante dentista tem uma ementa que abrange o processo saúde-doença. Isso significa que o futuro ASB tem acesso a conhecimentos como anatomia, microbiologia, imunologia, biossegurança, doenças infecciosas e primeiros socorros. Antes de se matricular em um curso, seja presencial ou online, avalie se o conteúdo programático abarca esses aspectos. Eles são fundamentais para uma formação completa!

Por fim, você aprende na prática

Ao final do curso de Auxiliar de Saúde Bucal, o cursista passa por estágio supervisionado na clínica ou consultório odontológico que ele já trabalha. O estágio será acompanhado pelo cirurgião dentista responsável pelo estabelecimento, que tem a função de orientar, dar suporte e avaliar o estagiário. Vale ressaltar que tal estágio acontecerá a partir do quinto módulo do curso ASB, desde que o cursista tenha atingido, no mínimo, 60% de aproveitamento nos módulos anteriores. Desse modo, o ciclo de aprendizado se encerra e o cursista absorve os conhecimentos teóricos e práticos necessários para ser um bom ajudante de dentista.

Viu quantas coisas você aprende no curso de Auxiliar de Saúde Bucal? Disposto a fazer esse curso para se aprimorar na profissão ASB? Conheça um pouco mais sobre o curso ASB online e deixe sua dúvida nos comentários.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​