Seja bem vindo ao nosso Blog!

Posso atuar como ASB enquanto faço o curso?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Desde 2009 para se atuar como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) o profissional deve contar com a carteira profissional certificada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) de cada estado. A carteira é expedida após a conclusão do curso ASB.

Antes de 2009 os profissionais poderiam atuar somente com a indicação do dentista, e eram denominados como Auxiliar de Consultório Dentário (ACD). Com a promulgação da lei 11.889/2008 a profissão foi regulamentada, teve alteração de nome, e se iniciou a exigência pela realização do curso.

O curso ASB deve ter um mínimo de 300 horas de carga horária e deve contar com o aval de uma instituição de qualidade – como a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) – para seu funcionamento.  Hoje, instituições oferecem tanto cursos presenciais como online para se atuar como ASB. Ainda há estados que não contam com cursos presenciais para Auxiliar de Saúde Bucal. Estes podem procurar pelos cursos online para atuar como profissional.

Regularização do ASB

Para se atuar de forma regularizada como ASB, o profissional já deve ter finalizado o curso e contar com a carteira profissional expedida pelo CRO. Após contar com o certificado de conclusão de curso, o aluno deve levar todos os documentos necessários para solicitar sua carteirinha, além de pagar as taxas do Conselho Regional.

Carteira provisória

Antes da chegada da carteira profissional, mas após a conclusão do curso, o aluno pode atuar com uma carteira profissional provisória. Esta pode ser utilizada até dois anos após a conclusão do curso ASB. Mas também deve ser expedida com todos os trâmites necessários do Conselho Regional de Odontologia do seu estado.

Documentação necessária

Ao se inscrever no Conselho Regional de Odontologia para solicitar a carteira profissional, o ASB deve apresentar alguns documentos, como o certificado de curso específico, cópia do RG, CPF, título de eleitor, documento militar para os homens, duas fotos 2×2 e cópia de certificado de conclusão, no mínimo, de ensino fundamental.

Durante o Curso ASB

O aluno do Curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode e deve atuar em consultórios e clínicas odontológicas durante a realização de seu curso. Para finalizá-lo, o aluno necessita cumprir uma carga horária de estágio sob a supervisão do dentista ou cirurgião-dentista. Após a realização deste estágio, o aluno entregará um relatório aos professores ou coordenador de seu curso.

A carga de horário do estágio geralmente é de 85 horas do total previsto para a realização do Curso ASB. E é muito importante sua realização para a prática como Auxiliar. O contato com os materiais bem como as técnicas repassadas durante o curso podem ser melhor compreendidas.

Além disso, o estágio é importantíssimo para se conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. – em outro local, ou até mesmo onde está realizando o seu estágio. Com uma boa atuação, o dentista não o deixará ir embora.

O estágio supervisionado, geralmente é realizado ao final do curso ASB. Em alguns cursos, para se iniciar atuação, é necessário um percentual mínimo de realização do curso. Informe-se com a instituição escolhida.

Em nosso blog todas as informações sobre o estágio do Curso ASB podem ser encontradas. Mas se ainda há alguma dúvida, é só entrar em contato conosco que teremos prazer em atendê-lo.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​