Seja bem vindo ao nosso Blog!

Curso de ACD ou ASB: Qual escolher?

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

curso de acd

Atendente de Consultório Dentário (ACD) ou Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)? Durante algum tempo essas profissões tinham o mesmo nome, que contava com ainda mais variações. Auxiliar de Dentista também poderia denominar este profissional.

Mas todas essas denominações estão dando lugar mais recentemente a somente a uma nomenclatura: de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Isso porque a lei 11.889 que regulamentou a profissão em 2008 apontou o nome ‘correto’ como ASB.

O nome dado na legislação poderia ser Atendente ou Auxiliar de Consultório Dentário, mas a abrangência como ASB é, com certeza, maior. Vamos aos fatos: Primeiro e básico, o Auxiliar de Saúde Bucal não atua somente em consultórios dentários, sua função vai além deste local.

Ele pode atuar tanto em ambientes hospitalares quanto em Postos de Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) com uma equipe multidisciplinar. O segundo motivo da nomenclatura de ACD ser restritiva é quanto a Saúde Bucal. Esta promoção à Saúde Bucal, que é uma das funções do ASB, é mais abrangente do que as demais denominações.

Explicado um pouco sobre as denominações vamos falar sobre as capacitações, curso de ACD ou ASB: Qual escolher?

Curso de ACD ainda é encontrado no mercado

Como explicamos, ACD era a nomenclatura utilizada antes da regulamentação da atividade. Mas como muitas pessoas ainda conhecem este profissional desta forma, já que a legislação é relativamente recente, o Curso de ACD continua sendo encontrado no mercado.

Na hora da escolha, a dica é verificar se o curso de ACD contém as mesmas especificações solicitadas aos profissionais ASB para conseguir a certificação e também a carteira profissional exigida no mercado da Odontologia. O curso de ASB deve contar com o mínimo de 300 horas de carga horária e também o estágio supervisionado.

O mais comum é que o curso de ACD tenha as mesmas características que o curso de ASB, já que a exigência quanto a legislação é a mesma para todos.  Mas fique atento! Verifique ainda os módulos ensinados, se eles irão compreender todas as funções do ASB, também especificadas na legislação deste profissional.

Nomenclatura deve deixar de ser utilizada

À medida que o nome do Auxiliar de Saúde Bucal venha a se tornar comum para todos, além dos profissionais da Odontologia, a nomenclatura de Atendente ou Auxiliar de Consultório Dentário deve deixar de ser utilizada. O mesmo deve ocorrer com as instituições de ensino que utilizam o Curso de ACD para divulgar suas capacitações.

Isso porque ela só continua a ser usada, pois algumas pessoas não se habituaram com o chamado ASB.

Como verificamos, o mais comum é que o Curso de ACD e de ASB contenham os mesmos moldes – incluindo disciplinas e a certificação – e se diferenciem somente quanto a sua denominação no mercado. Mas como a legislação abrange o profissional Auxiliar de Saúde Bucal, pode haver no mercado outros tipos de curso de ACD.

O curso de ACD pode não ser um curso de formação profissional, e sim de atualização, já que o mercado está em constantes transformações. Uma simples pesquisa pode sanar esta dúvida. Para saber mais sobre esta formação acesse o nosso blog. Lá você conta com muita informação, além de dicas profissionais.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​