Seja bem vindo ao nosso Blog!

3 vantagens de ter um certificado ASB para apresentar para o seu chefe

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Desde 2009, os profissionais que atuam como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico de Saúde Bucal (TSB) contam com sua profissão através da lei 11.889/2008. Apesar das funções serem antigas, somente em 2009 é que os profissionais foram reconhecidos. Por isso para se manter ou entrar no mercado de trabalho, auxiliares e técnicos devem realizar cursos de qualificação para atuarem de forma legalizada no Brasil.

Os cursos de qualificação são o primeiro passo para o reconhecimento do ASB e do TSB. Após sua conclusão, os profissionais devem contar com certificação do Conselho Regional de Odontologia (CRO) de seu estado e o reconhecimento do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Para isso precisam manter as taxas do CRO em dia.

Trabalho regularizado com certificado ASB

Uma das vantagens do certificado ASB, talvez a maior delas para o cirurgião dentista, é a legalização do trabalho do Auxiliar. Frequentemente, os CRO’s dos estados brasileiros realizam fiscalizações em clínicas e consultórios. Entre as irregularidades mais frequentes que são encontradas está a falta de registro do ASB e do TSB.

O CRO do Paraná, por exemplo, aponta ainda irregularidades por especialidade e clínicas sem registro, anúncio de preços, modalidade de pagamentos, orçamento gratuito em meios de comunicação, além de inscrições irregulares (vencidas, canceladas ou inscrições em outro Estado).

Todas estas irregularidades trazem complicações na atuação dos cirurgiões dentistas. Somente no Paraná, nos sete primeiros meses de 2016 foram quase 900 os profissionais autuados por irregularidades. Alguns deles devido às fiscalizações do CRO e outros ainda devido às denúncias que chegam até o órgão.

Nenhum profissional pretende ser autuado por irregularidades não é? Então ao apresentar o seu certificado ASB seu chefe deixará de correr o risco de uma multa. Um ótimo motivo.

Comprometimento com seu trabalho

O trabalho regularizado já é um ótimo motivo para ter um certificado ASB para apresentar para seu chefe, mas com certeza não é o único. Ao realizar o curso e obter a certificação, o profissional mostra o seu interesse na profissão e, consequentemente, na qualidade do atendimento dos pacientes.

O investimento pessoal de qualquer membro de uma equipe odontológico irá trazer benefícios para qualquer clínica ou consultório. Já que novos conhecimentos serão colocados em prática. Tudo para conseguir excelência no atendimento aos pacientes. Lembre-se que um consultório não será considerado ótimo se sua equipe for mediana.

Esse esforço certamente transparecerá aos pacientes, que irão preferir serviços de qualidade ao invés de um local mais ou menos qualificado.

Melhorias em todas as etapas do atendimento

Ao contar com um certificado ASB, o profissional terá bem clara a definição do seu papel dentro de uma clínica ou consultório odontológico. Deve-se destacar a importância de um auxiliar de dentista, já que seu papel compreende todas as etapas de atendimento, da pré até a pós consulta.

Após a realização de um curso de qualificação e da obtenção do certificado ASB todas as etapas serão realizadas da melhor maneira possível pelo Auxiliar de Saúde Bucal. Atendimento ao paciente (tanto antes como durante consulta), normas de higienização e biossegurança, radiografias, enfim todas as funções próprias deste profissional.

Com este post elencamos algumas das vantagens, as mais gerais, para a obtenção de um certificado ASB. Como será importante para seu chefe, esta certificação será essencial para o consultório e clínica como um todo e também para a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Conheça tudo sobre o profissional ASB em nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​