Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como um ASB ajuda no trabalho de um cirurgião dentista?

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Auxiliar de Saúde Bucal. Esse profissional surge para facilitar a atuação de dentistas e cirurgiões dentistas. Antes um faz tudo em consultórios, hoje com todas as ações bem definidas através da lei 11.889/2008, o ASB é primordial no trabalho de um cirurgião dentista.

A atuação do Auxiliar é bem ampla nos serviços odontológicos, participando de todas as suas etapas. Por isso que alguns profissionais cirurgiões já contam em suas clínicas com mais de um ASB. Enquanto um realiza o acolhimento do paciente, o outro já pode selecionar a moldeira do paciente que está em atendimento.

Estudos já comprovaram o quanto o Auxiliar de Saúde Bucal otimiza o tempo dos dentistas e cirurgiões. Autores apontam que o trabalho de um cirurgião dentista que atua em conjunto com o ASB é em média 112% mais produtivo do que aqueles que atuam sozinhos. É muita coisa, não?

Confira a seguir como um ASB pode ajudar no trabalho de um cirurgião dentista.

ASB conhece necessidades dos clientes

Sabemos que os atendimentos odontológicos são classificados como prestação de serviços. E como prestadores de serviços, os dentistas e cirurgiões dentistas devem estar atentos com a qualidade do seu serviço, como um todo.

Uma boa prestação de serviços deve considerar como principal o cliente. Já que sem cliente qualquer negócio inexiste. Visto isso é essencial que a ‘linha de frente’ dos consultórios conte com um bom profissional. E quem é o responsável pelo primeiro atendimento é o Auxiliar de Saúde Bucal.

O ASB será fundamental para o trabalho de um cirurgião dentista que quer seus clientes satisfeitos. Saber seus anseios para poder atendê-los da melhor maneira possível é uma de suas funções. Conhecendo os pacientes, e com uma equipe empenhada, é possível o chamado ‘encantamento’ dos clientes. O que significa um grande diferencial no mercado.

Burocracias fora do trabalho de um cirurgião dentista

Certo. Este é só o primeiro passo, e somente uma das funções do ASB para ajudar no trabalho de um cirurgião dentista. Mas o Auxiliar pode realizar diversos outros procedimentos que facilitem a ação do cirurgião. O ambiente pronto, o paciente em sua posição. O profissional não precisa se preocupar com outras atividades senão a intervenção que está por vir.

O ASB já deixou as questões burocráticas todas prontas para que o trabalho de um cirurgião dentista seja focado na saúde bucal do paciente. Já que cabe ao Auxiliar o registro de dados e participação da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal.

ASB atua na melhoria da qualidade de vida do cirurgião dentista

Já pensou um cirurgião dentista atuar sem um auxiliar? O profissional teria que fazer todos os procedimentos relacionados a saúde bucal sozinho. Estudos apontam que um bom ASB reduz cerca de 40% os trabalhos de um cirurgião dentista. É claro que estamos falando daqueles que podem ser realizados pelo auxiliar sob a supervisão do ASB.

Além de otimizar os serviços, o ASB pode reduzir a carga horária e consequentemente o stress do trabalho de um cirurgião dentista.  A esterilização e biossegurança, além de ações simples, como ajustes da iluminação, montagem da bandeja com materiais e até o agendamento de pacientes.

Isso significa mais disposição para o paciente e mais tempo para si mesmo. Uma ótima soma não é?

São diversos os aspectos da ajuda mútua de um bom trabalho em equipe. E é assim que a atuação de um ASB deve ser vista no trabalho de um cirurgião dentista. Trabalho em conjunto que favorece todos os envolvidos.

Gostou deste post? Então acesse o nosso blog. Lá você encontra informações de qualidade a respeito da saúde bucal. Vá em frente!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​