Seja bem vindo ao nosso Blog!

3 vantagens em ser um ASB certificado que convencerão o seu chefe a investir em você

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Apesar da certificação ser obrigatória para atuação do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) desde 2009, ainda não são todos os profissionais atuantes que a possuem. A falta de visibilidade dos dentistas ou cirurgiões dentistas é um dos motivos que faz com que o ASB não procure pela regulamentação.

O estímulo do chefe – muitas vezes até investindo em profissionais de sua equipe – é essencial para que os auxiliares procurem por cursos que possibilitem a qualificação e o certificado. Mas quando não há a visibilidade das vantagens do ASB certificado e muito menos o estímulo do chefe, há a necessidade de convencimento da importância da regulamentação junto aos órgãos de fiscalização.

Neste artigo vamos apontar algumas vantagens que podem convencer seu chefe sobre a importância de contar com um ASB certificado em sua equipe. Dessa maneira, você estará mostrando o quão importante será o investimento em sua qualificação profissional.

1. Curso ASB possibilita amplos conhecimentos

O Auxiliar de Saúde Bucal é essencial para o bom funcionamento de um consultório odontológico. Se ele já é útil e facilitador sem ter realizado uma qualificação para exercer sua profissão, imagina após o Curso ASB?

O Curso dá todas as ferramentas para que o ASB atue da melhor maneira possível, com procedimentos e técnicas apropriadas para função. Do atendimento do paciente, aos protocolos de biossegurança, tão importantes para o ambiente, equipe e pacientes.

Um ASB certificado poderá garantir a correta higienização, melhorar atendimento, otimizar recursos e tempo de consulta. Pois todas estas questões são abordadas nos Cursos que devem ser feitos para obter certificação e a carteira profissional dos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO).

2. Foco na humanização do atendimento

Profissionais voltados à promoção da saúde. Antes da regulamentação das atividades do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e do Técnico de Saúde Bucal (TSB) havia muito preconceito contra estes profissionais. Os dentistas achavam que iriam realizar atividades que concorriam com a deles, e não auxiliavam, como é o caso.

Mas tanto o ASB certificado como o TSB irão atuar, sobretudo, na prevenção e promoção da saúde. Função muito importante já que faz parte do processo da humanização do atendimento, requerida dos últimos anos.

Hoje, os pacientes querem fazer parte e acompanhar todo o processo. Não são somente um objeto nas mãos dos dentistas. Por isso a humanização dos atendimentos vem sendo amplamente abordada e aplicada nos consultórios.

3. ASB certificado evita complicações com órgãos de fiscalização

Além das vantagens elencadas acima, podemos destacar que um ASB certificado evita complicações para o dentista e para a imagem da clínica ou consultório odontológico onde trabalha. Isso porque hoje existe a obrigatoriedade do ASB contar com certificação e carteira profissional para atuar na área.

E para validar a regulamentação de 2008, há os órgãos fiscalizadores de cada estado, os Conselhos Regionais de Odontologia (CRO). Os órgãos realizam frequentemente fiscalizações nas clínicas e consultórios odontológicos, e quando há profissionais atuando sem a devida regularização pode resultar em multas.

Como apontamos neste artigo, o seu chefe só tem a ganhar investindo na sua carreira e o tornando um ASB certificado. Para saber tudo sobre o curso ASB e a regularização no CRO de seu estado não deixe de acessar o nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​