Seja bem vindo ao nosso Blog!

Preciso ter feito estágio supervisionado de ASB para obter registro?

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Em vigor há menos de dez anos no Brasil, a lei que regulamentou as profissões de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico de Saúde Bucal (TSB) estabeleceu a obrigatoriedade de cursos para atuação profissional. Mesmo com a regulamentação, há profissionais, principalmente entre os ASB, que continuam exercendo a profissão, mesmo sem o registro profissional.

Mas esses profissionais cada vez mais estão sendo fiscalizados pelos órgãos reguladores da área, como o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e suas regionais. Por isso é de suma importância a regulação profissional, com o devido certificado e registro.

Além da certificação, os cursos profissionais oferecem qualificação e mais conhecimento na área de saúde bucal. Deixando os Auxiliares mais capacitados para suas funções e procedimentos dos consultórios e clínicas odontológicas.

Há também a questão da atualização do conhecimento. Até mesmo os profissionais com anos de prática devem sempre estar em busca de novos conhecimentos, já que em todas as áreas estão em constante transformação devido às novas tecnologias.

Estágio Supervisionado de ASB para certificação

Dentre as 300 horas obrigatórias do curso, há um mínimo de 60 horas previstas para a realização do estágio supervisionado de ASB. Estágio este obrigatório para obter certificado do curso realizado, e, consequentemente, o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu estado.

No próprio local de trabalho

Para aqueles profissionais que já atuam em consultórios e clínicas odontológicas e estão realizando o curso para ficar em dia com o CRO, a questão do estágio supervisionado de ASB é facilitado. A prática pode ser feita no próprio local de trabalho.

Além disso, o ASB estará mostrando ao seu chefe, dentista ou cirurgião dentista, que está querendo crescer em sua área, valorizando a sua carreira.

Em busca das aulas práticas

Mas se você ainda não atua na área da odontologia e precisa realizar o estágio supervisionado de ASB não se preocupe. Hoje, cidades grandes ou pequenas contam com serviços na área. Aqui vale ressaltar que o Brasil é o país que mais conta com cirurgiões dentistas em todo o mundo. Não vai faltar vaga de estágio para realizar.

Funções do estagiário

E o que vou fazer no estágio supervisionado de ASB? Geralmente os estágios antecipam um pouco da prática que o profissional irá enfrentar após certificação. Ao estagiário, assim como ao profissional Auxiliar de Saúde Bucal cabe o apoio aos dentistas e a todos os seus procedimentos.

Podemos citar o contato e o preparo dos pacientes, a seleção e o preparo das moldeiras, o processamento de raio X, a higienização dos materiais utilizados, bem como o ambiente, e a organização das fichas dos pacientes. Enfim, o estágio supervisionado de ASB antecipará o dia a dia do futuro profissional.

Se você nunca atuou na área, não precisa ficar assustado, a realização do estágio supervisionado de ASB geralmente é realizado na reta final do curso. Quando o aluno já passou por todas, ou quase todas, as aulas que envolvem a teoria. Então tudo o que tiver que ser feito na prática o ASB já terá visto durante as aulas do seu curso.

Gostou de nosso artigo? Indique para seus amigos que estão cursando ASB ou querem se tornar um. Assim você estará ajudando a sanar suas dúvidas e se tornar um ótimo profissional. E não se esqueça de acessar o nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​