Seja bem vindo ao nosso Blog!

Curso ASB x Curso TSB: Conheça 3 diferenças

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Quer seguir carreira na odontologia, mas está em dúvida sobre as atividades e suas funções? Neste post vamos abordar as diferenças sobre dois cursos que formam profissionais da área. Os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e de Técnico de Saúde Bucal (TSB).

Mas antes de tratar das diferenças, vamos falar das semelhanças. Os dois cursos podem ser o início de uma carreira de sucesso na área odontológica. Isso porque o profissional terá uma ampla base de conhecimentos para seguir em frente e procurar pelas boas oportunidades.

Além disso, ambos os cursos podem ser realizados independente do lugar onde o estudante mora. Não tem instituição que ofereça a capacitação na cidade onde o aluno está? Sem problemas. Há a possibilidade de optar por cursos de educação à distância, os chamados EAD.

Ok, este artigo irá tratar das diferenças entre o curso ASB e o curso TSB. Então vamos a elas:

Curso técnico e de formação

Enquanto o curso ASB é de formação, o curso TSB é técnico. E o que isso quer dizer?

Na prática ambos irão formar o aluno para seguir direto para o mercado de trabalho. Mas o curso TSB, como técnico, requer um período maior de dedicação.

Geralmente, enquanto o curso TSB demanda cerca de um ano e meio – e uma carga horária mínima de 1.200 horas – para formar profissional, o ASB exige um mínimo de 300 horas de carga horária. E a duração irá depender da instituição ofertante.

Como curso técnico, o de TSB tem alguns requisitos a serem cumpridos junto ao Ministério de Educação, já o de formação de um ASB não precisam. Independente disso, os dois devem formar profissionais preparados para a sua profissão, e com certificação adequada. Por isso, pesquise antes de escolher.

Apesar dessas diferenças, para se atuar no mercado de trabalho, após o curso ASB ou curso TSB, os profissionais deverão contar com registro no Conselho Federal de Odontologia, e Conselho Regional, de acordo com o Estado de residência.

Cargas horárias diferentes para funções diferentes

A carga horária do curso TSB é maior devido às funções mais abrangentes desse profissional, que pode vir a supervisionar a atuação do Auxiliar de Saúde Bucal.  O Técnico poderá ainda participar da capacitação e treinamento do ASB, bem como de outros agentes voltados à promoção de saúde.

Entre as funções diferenciadas do TSB, que será apreendida no curso, está ainda a sua participação em pesquisas e estudos epidemiológicos.

Curso TSB e os procedimentos odontológicos

Enquanto o curso ASB prepara o profissional para auxiliar os dentistas em todos os procedimentos – desde os burocráticos, como as fichas e cadastros dos pacientes -, bem como no auxílio com os materiais odontológicos, o curso TSB prepara também para procedimentos mais simples junto aos pacientes.

A remoção do biofilme, a inserção e distribuição no preparo cavitário de materiais odontológicos na restauração dentária direta, bem como a remoção de suturas, são algumas das funções do TSB que são vedadas ao ASB.

Apesar de contar com algumas diferenças, ambos os profissionais devem atuar sob a supervisão do dentista. Seja nas clínicas e consultórios odontológicos, em hospitais ou Postos de Saúde.

Como vimos, apesar das semelhanças, há diversos fatores que diferenciam o curso ASB do curso TSB. Essas diferenças seguem também na vida dos dois profissionais no campo e trabalho. Por isso verifique anteriormente em qual dos cursos você se encaixa melhor. Se ainda ficou em dúvida acesse o nosso blog. Lá você encontra diversos artigos sobre as carreiras na área da Odontologia.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​