Seja bem vindo ao nosso Blog!

Qual a rotina do ASB?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

rotina do ASB

Alguns profissionais podem contar com surpresas em seu dia a dia. Profissionais que atuam em hospitais, corpo de bombeiros, ou policiais, além de outra infinidade deles, vão ao trabalho sem a certeza de suas atividades durante o dia. Eles podem se deparar com diversos tipos de situações, e cada uma delas irá requerer uma ação específica.

Assim como há profissionais que não sabem qual será sua próxima atividade durante o trabalho, há aqueles que sabem exatamente o que irão realizar em seu dia a dia.  Há uma rotina diária a seguir.

No caso do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é possível estabelecer uma rotina diária, independente de seu local de trabalho. Mesmo estes atuando como auxiliares de cirurgiões dentistas durante intervenções em hospitais, em consultórios dentários ou em postos de saúde. Há uma rotina a cumprir.

Esta rotina do ASB só será diferenciada em casos de emergências médicas decorrentes de procedimentos da odontologia. E no caso delas ocorrerem, todos os profissionais presentes devem seguir os procedimentos necessários para minimizar os efeitos da emergência e deixar os pacientes com sua saúde restabelecida, sem sequelas.

Como dissemos, o ASB terá sua rotina diária, mas terá suas especificidades dependendo do local de trabalho. Ao atuar como profissional integrante de programas Saúde da Família, por exemplo, a sua atuação com a promoção da saúde bucal dos pacientes será maximizada.

Apesar dessas especificidades, a seguir vamos elencar as atividades que normalmente compõe a rotina do ASB. Acompanhe:

Atendimento ao paciente

O atendimento inicial ao paciente ou em seus retornos durante os tratamentos serão realizados sempre pelo Auxiliar de Saúde Bucal. Realização da anamnese, tirar as suas dúvidas quanto a doença e tratamentos, acompanhar e preparar para o atendimento junto ao dentista. E até mesmo acalmá-lo nos casos de odontofobia. Todas essas atividades fazem parte da rotina do ASB.

Além do atendimento de forma pessoal, o ASB também atenderá os pacientes por meio de telefone ao marcar as consultas, e também via email e redes sociais, cada vez mais utilizadas em todos os setores. Aliás, esses meios podem ajudar no processo de fidelização dos clientes se bem utilizados.

Auxílio ao dentista

Algumas pessoas podem até minimizar a atividade do ASB ao achar que esta é sua única função. Mas ela é apenas uma delas, mas não menos importante. Por ser apenas uma delas é que hoje este profissional é chamado de Auxiliar de Saúde Bucal e não Auxiliar de Dentista como há pouco tempo.

Mas no atendimento do dentista ao paciente, o Auxiliar estará atento para facilitar a atuação do profissional da Odontologia, e assim otimizar o processo. Entregar os materiais ao dentista, processar radiografias, produzir moldeiras. Enfim, diversa as atividades fazem parte da rotina do ASB durante o atendimento odontológico.

Organização e higienização de materiais na rotina do ASB

Após o auxílio no atendimento ao paciente é hora do Auxiliar de Saúde Bucal organizar e higienizar os materiais utilizados pelo dentista para verificar e tratar da saúde bucal. Esta é mais uma atividade que faz parte da rotina do ASB e é importantíssima para todos os envolvidos no processo – pacientes e equipe odontológica -, já que a má higienização pode causar diversas doenças.

Essas são as atividades gerais realizadas na rotina do ASB. Todas elas podem ser detalhadas, já que os processos da área da saúde devem seguir procedimentos rigorosos. Para saber mais sobre todas as atividades deste profissional da Odontologia acesse o nosso blog.

Auxiliar de Saúde Bucal

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​