Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 aplicativos de saúde bucal que você precisa conhecer

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Os aplicativos de saúde e bem estar estão sempre entre os mais procurados das lojas virtuais. Nós fizemos uma seleção de aplicativos de saúde bucal que você precisa baixar. Essas ferramentas podem ajudar tanto os pacientes quanto os profissionais da Odontologia. Auxiliares de Saúde Bucal (ASB), Técnicos de Saúde Bucal (TSB), bem como cirurgiões-dentistas, podem indicá-los em diversas situações. 

1. Ensinando as crianças a higienização bucal

Aliar a tecnologia para incentivar a escovação dental dos pequenos pode ser uma boa ideia quando esta não está sendo uma tarefa fácil para os pais. Aplicativos de saúde bucal como o Disney Magic Timer podem ser indicados.

Após baixar o app no smartphone, os personagens da Disney é que farão o trabalho. Além de incentivar a escovação no tempo adequado – de dois minutos – o aplicativo demonstra os movimentos corretos para que os dentes das crianças fiquem bem limpinhos.

Além da animação garantida na hora de escovar os dentes, quando os pequenos completam as três escovações diárias eles ganham estrelinhas, que podem ser trocadas posteriormente por figurinhas virtuais do app.

2. Contando o tempo

Falamos dos aplicativos de saúde bucal dos pequenos, mas há também aqueles que ajudam na higienização oral dos adultos. Sabe o tempo certo que citamos acima, de dois minutos? Pois é. Muitas pessoas desconhecem este tempo mínimo e fazem a escovação em um tempo menor.

O iBrush Time faz a contagem deste tempo e traz outras dicas.

3. Aplicativos para a saúde bucal dos adultos

Para os adultos há também aplicativos sendo usados para melhorar a saúde bucal. Um que pode ser indicado por profissionais da Odontologia e que pode evitar inúmeros problemas é o ‘Desencoste seus dentes’.

Desenvolvido por especialistas, o app lembra as pessoas que sofrem com o bruxismo de tirarem a pressão que exercem nos dentes. Isso porque as pessoas com bruxismo o fazem involuntariamente, e o aplicativo de saúde bucal busca retomar a consciência do ato. O app pode evitar inúmeros problemas relacionados, como a dor de cabeça decorrente do bruxismo e também o desgaste dos dentes.

4. Específico para adolescentes

Criado no último ano como projeto de mestrado de uma pesquisadora da área da Odontologia, o app ‘Sorriso Teen’ tem como foco os adolescentes.  Temas relevantes para a idade, com os dentes do siso, e a doença do beijo são abordados. Além dos mais comuns, como uma boa higienização bucal. 

5. Para quem usa aparelho ortodôntico

Outros aplicativos de saúde bucal podem ser de interesse tanto de profissionais quanto de pacientes, mas alguns contam somente com conteúdo em inglês.

O CavityFree3D, por exemplo, foi desenvolvido para indicar os melhores hábitos de higiene oral para quem acabou de colocar aparelho ortodôntico.
E você, conhece algum aplicativo de saúde bucal que pode ser indicado para seus pacientes? Compartilhe conosco suas boas experiências. E não deixe de acessar nosso blog para ficar por dentro das novidades.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​