Seja bem vindo ao nosso Blog!

Curso ASB: Por que fazer se já tenho experiência como auxiliar de dentista?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

A profissão de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), bem como do Técnico de Saúde Bucal (TSB), foi regulamentada em 2008 por meio da Lei 11.889. Mas, apesar disso, ainda há muitos profissionais atuando por aí como ajudante de dentista sem o devido registro profissional de acordo com a legislação.

Falta de tempo, falta de dinheiro, cursos sendo oferecidos longe da moradia, ou até mesmo o conhecimento prático da função. Os motivos são os mais diversos para que os profissionais já atuantes não procurem pelo Curso ASB para se regulamentarem na profissão. O problema é que, sem ele, o profissional está irregular e pode sofrer fiscalização realizada pelas entidades de classe da Odontologia.

A regularização pode ser o principal motivo para levar os Auxiliares até o Curso ASB.
Mas os benefícios dessa qualificação vão muito além da carteirinha do conselho.

Atualização profissional

A capacitação profissional na área da Odontologia trará a atualização necessária para a carreira do profissional que está atuando há anos ao lado do cirurgião-dentista sem um curso adequado.

O mercado profissional, principalmente o da saúde, está em constante evolução. Pesquisadores e estudiosos diariamente fazem novas publicações para facilitar o dia a dia dos profissionais e dar novas possibilidades aos pacientes. Um bom Curso ASB estará sempre atualizado e passará conhecimentos muito importantes aos auxiliares que se tornarem estudantes.

Entendimento teórico com Curso ASB

O dia a dia profissional prático pode estar na ponta da língua do ajudante do cirurgião-dentista, mas a parte teórica da profissão só será obtida em uma capacitação. Cursos ASB contam com professores de diversas áreas da Odontologia, que poderão passar todo tipo de conhecimento ao futuro Auxiliar de Saúde Bucal regulamentado.

A legislação aponta carga horária mínima de 300 horas para o Curso ASB poder formar Auxiliares. Para isso contam com diversos módulos, como gestão em saúde; processo saúde-doença; promoção e prevenção em saúde bucal; e as especialidades odontológicos.

Carteira profissional com o certificado de capacitação

Após passar por todos os módulos do Curso ASB, tanto as aulas como o estágio obrigatório, o aluno pode receber o certificado de conclusão da capacitação profissional. Após a certificação profissional, o Auxiliar de Saúde Bucal já está apto a seguir até uma das regionais do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e solicitar seu registro profissional.

Com o registro profissional em mãos, o ASB estará atuando legalmente na profissão, sem correr riscos, ou sofrer sanções junto com o cirurgião-dentista em caso de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu Estado de atuação.

Novas possibilidades no mercado de trabalho

Com qualificação adequada por meio dos Cursos ASB, e com o registro profissional em mãos, o Auxiliar pode ir em busca de novas possibilidades no mercado de trabalho. No mesmo consultório, solicitando um aumento de salário, já que você buscou uma capacitação para otimizar seu trabalho, ou novas oportunidades. Outra possibilidade é buscar vagas nos serviços públicos de saúde, por meio de concursos.

Se você quiser mais informações sobre o Curso ASB, entre em contato conosco.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​