Seja bem vindo ao nosso Blog!

Bruxismo não é doença de bruxa!

Você acorda com os músculos da sua mandíbula doloridos? Ou sente dor de cabeça assim que abre os olhos? Saiba que você pode estar sofrendo de bruxismo, um ranger ou um forte apertar dos dentes.

Bruxismo é coisa de bruxa? 

Não, não é coisa de bruxa! O bruxismo é uma desordem funcional que afeta homens e mulheres de todas as idades; o mais comum é que ela se manifeste durante o sono noturno.

O que causa?

O bruxismo está ligado a fatores genéticos; a situações de estresse, tensão e ansiedade; e ao fechamento inadequado da boca, seja por problemas físicos ou não. Na maior parte dos diagnósticos, a causa é emocional.

Quais os sintomas?

Entre os sintomas, além de músculos da mandíbulas doloridos e dor de cabeça, estão: desgaste e amolecimento dos dentes, dor e zumbido nos ouvidos, dor no pescoço e dor nos músculos do rosto.

Como saber que tenho bruxismo?

Geralmente, a pessoa só sabe que tem bruxismo quando alguém conta que ela faz um som horrível rangendo os dentes enquanto dorme. Em outros casos, o paciente descobre o hábito involuntário quando procura um médico ou um dentista, depois que os sintomas apareceram.

Tem cura?

Uma moldeira feita sob medida pode amenizar os danos aos dentes – ela pode ser de acrílico ou de silicone. É importante que, assim como com um aparelho móvel, o paciente tenha uma rotina de higiene com o dispositivo.

Mas, atenção! Apesar de ser uma boa maneira de lidar com bruxismo, a moldeira não é a cura. Se o que provoca o problema é estresse, por exemplo, é recomendado encontrar meios de relaxamento. Atividades que reduzam a tensão podem contribuir e muito!

Então, ouça uma música que você gosta, leia um bom livro, faça um passeio agradável, tome um banho demorado… O uso de medicamentos ansiolíticos e o acompanhamento de um psicólogo também podem funcionar para controlar a ansiedade e outros problemas emocionais.

O que acontece se não for tratado?

Se não for tratado, o bruxismo pode, além de desgastar e soltar os seus dentes, causar problemas mais sérios, como os que envolvem a articulação da mandíbula. A síndrome da articulação têmporomandibular (ATM) é um deles. Grave, não é?!

Quer saber como evitar outras doenças bucais? Acesse o nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​