Seja bem vindo ao nosso Blog!

ASB e secretariado: como conciliar as duas funções

A divisão de tarefas, assim como em qualquer empresa, é também importante nos consultórios odontológicos. Só que há clínicas que não têm recursos suficientes para contratar um Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e uma secretária (o) ao mesmo tempo. Não é o fim do mundo, viu?! Separamos dicas para conciliar as funções de ASB e secretariado.

Uma das tarefas de secretariado que o Auxiliar de Saúde Bucal pode desempenhar é o acolhimento e a preparação de quem chega ao consultório para ser atendido. Antes da consulta, o profissional deve coletar um breve histórico do paciente para que o dentista saiba o que o espera. Esse bate-papo prévio pode otimizar o tempo na clínica.

Outra atividade compartilhada por ASB e secretariado é a organização da agenda da clínica. O dentista que tem uma programação organizada tem controle sobre a sua rotina. E, como já vimos no blog, organização é sinônimo de tempo otimizado!

Sem contar que ajudar na gestão da clínica faz parte, desde sempre, do papel do Auxiliar de Saúde Bucal. Então, nos horários vagos, se for possível, o ASB pode ainda confirmar ou agendar novas consultas.

Uma terceira função que pode ser comum entre ASB e secretariado é o controle financeiro: separar e catalogar as contas do consultório odontológico, cuidar da receita, registrar o que entra e o que sai do caixa… A recomendação é a de, antes, uma boa conversa com o dentista para que a melhor forma de administrar o dinheiro seja definida.

Apesar de ASB e secretariado terem, cada uma, a sua importância em uma clínica, não podemos esquecer que um ASB pode cumprir tarefas de uma secretária, mas uma secretária não pode cumprir todas as tarefas de um ASB.  A profissão de Auxiliar de Saúde Bucal é regulamentada e exige registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Para ter a inscrição no CRO, é preciso formação em um curso específico. Agora, se você atua no secretariado e quer investir na carreira de ASB, nós ajudamos! Leia mais no nosso blog sobre como impulsionar a sua vida profissional.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​