O dia a dia em um consultório odontológico pode ser bem corrido, a gente sabe. Mas isso não é uma desculpa para o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) deixar o local de trabalho virar uma bagunça. No post de hoje, vamos dar três boas razões para manter o consultório organizado.
-
Produtividade e otimização do tempo
A organização pode aumentar a produtividade no consultório. Aqui no blog, inclusive, já falamos, sobre a importância de manter a agenda, as documentações, os equipamentos e os instrumentos, o estoque e as finanças em ordem para otimizar o tempo.
Se você, por exemplo, precisa da sonda exploradora e não sabe onde está, vai perder algum tempo procurando.
-
Credibilidade
Um ambiente de trabalho organizado passa muito mais credibilidade, especialmente se é a primeira consulta do paciente no consultório. A desordem pode transmitir falta de planejamento e até mesmo de higiene – o que é péssimo para quem trabalha com saúde.
Por isso, tenha sempre em mente, ASB, que o seu local de trabalho diz muito sobre o profissional que você é. Para finalizar esse tópico, a gente propõe a você um desafio: que tal pensar na primeira consulta de um paciente? O que poderia incomodá-lo? O que poderia ser melhorado?
-
Mais espaço
A liberação de espaço é a última das três razões para manter o consultório organizado que nós separamos.
Será que é mesmo necessário armazenar aquele montão de prontuários nos armários?! Converse com o dentista e analisem juntos, por exemplo, a possibilidade de manter os arquivos digitalizados. Aqui no blog, temos um post bem legal sobre até quando guardar os prontuários.
Outra dica para liberar espaço para o ASB é ter uma boa noção do espaço físico reservado para estocar materiais. Se ele é pequeno, não faz sentido comprar uma grande quantidade de algodão se não há lugar para guardar, não é?!
Dica extra
Você já ouviu falar da Regra do 1 minuto? Funciona assim: qualquer tarefa que demore 60 segundos ou menos deve ser feita imediatamente. Tirou um arquivo da gaveta, por exemplo? Nada de deixá-lo em cima de qualquer lugar para guardar quando der!
Leve-o de volta para onde pertence – essa tarefinha leva menos de 1 minuto! Simples, não é?! E você nem imagina o quanto essa regra pode fazer a diferença na vida de quem tem sérios problemas com organização.
Nós separamos apenas três motivos, mas temos certeza que existem outras boas razões para manter o consultório organizado. No nosso blog, damos mais dicas de organização para o auxiliar de saúde bucal. Até a próxima! 🙂